Home > Arte > FRIDA KAHLO TEM SUA HISTÓRIA CONTADA ATRAVÉS DE SUAS ROUPAS E PERTENCES EM LONDRES

FRIDA KAHLO TEM SUA HISTÓRIA CONTADA ATRAVÉS DE SUAS ROUPAS E PERTENCES EM LONDRES

Pela primeira vez fora do México será exibida uma coleção com mais de 200 pertences, entre objetos pessoais e roupas, da icônica artista mexicana Frida Kahlo. Essa coleção será apresentada a partir de 16 de Junho/18, no museu de Londres- Victoria & Albert Museum– em colaboração com o Museo Frida Kahlo, e curadoria de Claire Wilcox, senior de moda.
 
 

Fotografia por Nickolas Muray © Nickolas Muray Photo Archives

 
 
Através de seus pertences mais íntimos, que permaneceram intocados em sua casa por 50 anos após sua morte, é revelada a fascinante história de vida e do trabalho dessa forte figura política, cultural e artística que é Frida Kahlo em todo o mundo. A coleção é composta por jóias, cosméticos, maquiagens, esmaltes Revlon, acessórios, cartas, 22 trajes regionais mexicanos conhecidos como Tehuana que ela usava como protesto político, coletes e aparelhos ortopédicos. Próteses pintadas a mão com uma narrativa visual da vida de Kahlo também estarão expostas enriquecendo essa nova perspectiva sobre a trajetória da artista.
 
 

Fotografia Javier Hinojosa. © Diego Riviera e Frida Kahlo Arquivos

© Diego Rivera e Frida Kahlo Arquivos, Banco de México

Fotografia por Javier Hinojosa. Museo Frida Kahlo. © Diego Riviera e Frida Kahlo Arquivos, Banco de México

Fotografia por Javier Hinojosa. © Diego Riviera e Frida Kahlo Arquivos, Banco de México

Victoria & Albert Museum


 
 
Ao explorar a aparência e o estilo coreografado que compõem a identidade criada pela própria Kahlo, é possível entender melhor a empolgação que ela tinha através de sua arte, o sofrimento e as descobertas após seu acidente quase fatal aos 18 anos, as dores do seu corpo imobilizado, e o foco que ela tinha nas pinturas de auto retrato feitas com o auxílio de um espelho. Uma história incrível, inspiradora, de uma das mulheres mais importantes na História da Arte, símbolo da contracultura e feminista.
 
 

Kahlo, Auto Retrato com Red and Gold Dress, 1941
© Gerardo Suter/ The Jacques and Natasha Gelman Collection of 20th Century Mexican Art and The Vergel Foundation

 
 

Visitar a exposição “Frida Kahlo: Making Herself Up” é uma oportunidade rara para ter acesso exclusivo a um arquivo que nunca deixou o México antes, e entender melhor como o poder da arte pode transcender em forma de expressão e superação.
 
 

 
 

Aos que não poderão visitar a exposição de Frida Kahlo, recomendamos assistir ao filme “Frida”, vencedor do Oscar, e que aborda de forma poética a relação da pintora mexicana com o marido, com arte e sua reputação política e sexual.


 
 

V&A

 
 

 

APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB


 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH

 

You may also like
ARTISTA TRANSFORMA CONCRETO EM BOLSAS GIGANTES DE GRIFE
CELIA GRACE E OS VESTIDOS DE CASAMENTO SUSTENTÁVEIS
BORDADO SOBRE FOTOGRAFIA DE MARÍA APARICIO PUENTES
A IDEIA QUE PODE ELIMINAR O PLÁSTICO BOLHA DO E-COMMERCE