Home > Arte > POLUIÇÃO É TRANSFORMADA EM TINTA DE ESTAMPAR TECIDOS

POLUIÇÃO É TRANSFORMADA EM TINTA DE ESTAMPAR TECIDOS

Uma parceria de peso, da designer Kelly Gijsen e da empresa indiana Graviky Labs, resultou em uma coleção de lenços estampados com tinta derivada de poluição.


 

A incrível tinta anti poluição nada mais é do que um pigmento feito a partir da emissão de carbono. Com um dispositivo chamado Kaalink que coleta a fuligem de carros, geradores e chaminés, que seria lançada no ar, foi desenvolvido um método exclusivo para capturar poluição e transformar em tinta. Após a remoção dos metais pesados e substâncias cancerígenas, que seriam absorvidas pelos nossos pulmões, surge a Air Ink, tinta rica em carbono.
 
 


 
 
Essa é uma solução inovadora que dribla algo ruim que poluiria o ambiente e nosso corpo, causadora de inúmeras mortes, e transforma em algo bom e estético. E foi a partir disso que Kelly Gijsen entrou em contato com a Gravicky Labs para desenvolvimento de uma tinta específica para ser impressa em tecidos. Antes dessa parceria a Air Ink era usada apenas como tinta de canetas e paredes.
 
 

 
 
A designer de origem holandesa, criou inúmeros cachecóis em tecido 100% algodão orgânico, estampados com Air Ink, uma tinta segura e de alta qualidade para arte. Inacreditavelmente, cada lenço utiliza cerca de 150 minutos de poluição veicular, e uma seleção de cores tingidas naturalmente, como o índigo e a mostarda. A coleção foi exibida na semana de moda holandesa em Outubro 2017.
 
 


 
 
A AIR-INK por enquanto está disponível apenas em canetas marcadores e tintas para tela. Conforme o sucesso da campanha no Kickstarter, será disponibilizada também tintas à base de óleo, tintas de tecido, tintas de ambientes externos, e muito mais.
 
 

Curiosidade: leva só 45 minutos de emissão de partículas poluentes de veículos para produzir tinta suficiente para uma caneta.
 
 


 

“A exposição às partículas leva a cerca de 20.000 mortes prematuras na América a cada ano. Nossa visão é parar o fuligem veicular de uma maneira que não atinja nossos pulmões.”

 

APRENDA A FAZER TINTA CONDUTIVA COM O SUPERMATERIAL GRAFENO #FASHIONTECH


 

OFICINA TÊXTIL DE TINGIMENTO NATURAL COM PLANTAS #ECOLAB


 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH

 
 


 
 

You may also like
O PRIMEIRO MANUAL VISUAL DO MUNDO PARA NEGÓCIOS DE MODA
MESTRES DA ARTE: SHOW DE HABILIDADE E COSTURA EM CHANEL 17/18
COM PONTO CRUZ, OBJETOS ANTIGOS SE TRANSFORMAM EM ARTE
INOVAÇÃO: RICA TÉCNICA DO SHIBORI APLICADA EM COURO