Home > Alta Costura > O IMPRESSIONANTE BORDADO DE OURO QUE FUNCIONA COMO UM COMPUTADOR

O IMPRESSIONANTE BORDADO DE OURO QUE FUNCIONA COMO UM COMPUTADOR


 

Não é um bordado computadorizado, e é mais do que um bordado eletrônico, ele é o bordado hakeado The Embroidered Computer, um computador universal de 8 bits similar aos primeiros computadores, mas que é bordado. Para ter uma ideia, o 1º computador 8 bit foi desenvolvido pela Intel, e muito usado na década de 70 e início de 80. Um computador de 8 bit significa que ele consegue acessar 8 bit de dados em uma única operação. O impressionante é os criadores, Ebru Kurbak e Irene Posh, terem feito a mão o menor computador com técnicas tradicionais de bordados.
 
 

O bordado já programado e se mexendo

 
 

O Computador Bordado é a união de técnicas e tecnologia, que explora o uso de materiais como o ouro para criar um minúsculo computador com a estética e o processo de um bordado em bastidor. O desenvolvimento desse bordado começa a partir de fios metálicos, magnéticos, e contas de metal. O relé têxtil (interruptor onde passa a corrente elétrica criando um campo magnético no tecido) é feito de bobina de cobre, com uma conta de pedra hematita, que contém propriedades magnéticas, e fios condutores de ouro e prata que formam padrões específicos no bordado para cumprir as devidas funções eletrônicas. Ao final, pessoas foram convidadas para interagir com a peça para que fosse computada a programação contida nela. O resultado é uma linda peça artesanal de linho, com delicados bordados em fios de ouro que conduzem energia, e que ganha vida ao ser programado, funcionando como um robô/computador.
 
 

Desenho técnico do bordado de acordo com as funções eletrônicas


 
 
Se você tem vontade de aprender e fazer parte do cenário fashion tech, inscreva-se para as aulas de Tecnologia Vestível que ensinam a programar e integrar eletrônica no design de moda e produtos. Serão apresentados novos materiais ensinando na prática a criar interação entre moda e tecnologia. Saiba mais AQUI.

 
 

 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR WEARABLES – MASTERCLASS DE TECNOLOGIA VESTÍVEL #FASHIONTECH


 

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH


 
 

Todas as imagens de Irene Posh e Ebru Kurbak, Todos os direitos reservados.
 

 

You may also like
SENSOREE: OS TECIDOS FUTURISTAS E A MODA QUE DÁ VOZ AO CORPO
ESTUDANTE DE DESIGN INVENTA BICICLETA DE TRICOTAR
FASHION TECH: ESTILO E TECNOLOGIA EM JOIAS DIGNAS DO FUTURO
TÊNIS BALENCIAGA TERÁ CARREGAMENTO USB E LUZES LED #FASHIONTECH

Leave a Reply