Home > Design > COCO CHANEL E O CLÁSSICO LITTLE BLACK DRESS

COCO CHANEL E O CLÁSSICO LITTLE BLACK DRESS

The Little Black Dress, o vestido preto que já foi associado ao luto, popular na Guerra Mundial, símbolo de luxo, considerado uma escolha prática e que Coco Chanel tornou emblemático na moda.


 
O LBD é um vestido com história, sem dúvidas uma das peças mais versáteis que existe, essencial e que pode estar presente em diversas ocasiões. Segundo Gabrielle Chanel ele nunca será demais e nem de menos ao vestir uma mulher, afinal o preto são todas as cores reunidas em uma só, que se cair bem nada conseguirá substitui-lo. Foi ela que em 1926 fez com que o “pretinho básico”, como chamamos, fosse identificado como algo universal e predominante na moda. Coco Chanel revolucionou as roupas e se fez a voz das mulheres que aclamavam pela liberdade dos espartilhos. Com uma silhueta solta e elegante, comprimento curto, mangas longas e estreitas, no tecido de crepe preto, o little black dress descrito como o Ford Model T na indústria da moda por sua simplicidade e funcionalidade, foi publicado na Vogue com um colar de pérolas brancas, e a partir desse momento passou a ser um espécie de uniforme para as mulheres de bom gosto.
 
 


 

 
 
Após a década de 20 apareceram inúmeras releituras do LBD, em diferentes formas e materiais. O próximo a se destacar foi o design do estilista Hubert de Givenchy na década de 60, notavelmente como traje de Audrey Hepburn na pele de Holly Golightly no filme “Bonequinha de Luxo”.
 
 

BREAKFAST AT TIFFANY’S, Audrey Hepburn, 1961


 
 
O que antes era apenas uma escolha prática que camuflava manchas e sujeiras tornou-se base para destacar acessórios e joias caras, um ícone chique que se popularizou entre artistas e mulheres de todas as classes econômicas e passou a compor todos os estilos e guarda-roupas.
 
 

 

APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB


 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 
 

APRENDA A CRIAR PROJETOS SUSTENTÁVEIS DE MODA UTILIZANDO MICRORGANISMOS #BIOFASHION


 
 

 
 

You may also like
O PRIMEIRO MANUAL VISUAL DO MUNDO PARA NEGÓCIOS DE MODA
MESTRES DA ARTE: SHOW DE HABILIDADE E COSTURA EM CHANEL 17/18
COM PONTO CRUZ, OBJETOS ANTIGOS SE TRANSFORMAM EM ARTE
INOVAÇÃO: RICA TÉCNICA DO SHIBORI APLICADA EM COURO