DNA DO FALECIDO ESTILISTA ALEXANDER MCQUEEN É USADO PARA PRODUZIR COURO

[gdlr_heading tag=”h3″ size=”30px” font_weight=”bold” color=”#000000″]Uma exploração da intersecção entre luxo e biologia transforma o DNA de Alexander McQueen em artigos de couro humano pela designer Tina Gorjanc. [/gdlr_heading]       Estudante da Central Saint Martins, Tina Gorjanc, propôs uma série conceitual de acessórios de couro feitos de pele cultivada a partir do DNA do...

[gdlr_heading tag=”h3″ size=”30px” font_weight=”bold” color=”#000000″]Uma exploração da intersecção entre luxo e biologia transforma o DNA de Alexander McQueen em artigos de couro humano pela designer Tina Gorjanc.
[/gdlr_heading]

 

AM 12

 
 

Estudante da Central Saint Martins, Tina Gorjanc, propôs uma série conceitual de acessórios de couro feitos de pele cultivada a partir do DNA do falecido estilista Alexander McQueen.

Com as mechas de cabelo do designer, provenientes das etiquetas da primeira coleção de Mcqueen, foi extraído o material genético e aplicado em um cultivo de células. O processo se baseia em colher essas células para formar o tecido da pele. Após bronzeamento, essa pele se transforma em couro humano para ser usado em bolsas, jaquetas e mochilas.

 
 

AM 1

AM 7

AM 8

AM 13

 
 

O projeto chamado The Pure Human, explora a capacidade da tecnologia, amplia os limites da moda, mas também lamenta sobre o quão fácil é tirar proveito do material genético de outra pessoa.

 
 

AM 15

 
 

Com os avanços da tecnologia, talvez mude o conceito atual de luxo, redefinindo a produção muito além da beleza e encantos físicos, e desafiando a relação com o corpo humano.

As biotecnologias relacionadas a pele parecem ter atraído o interesse da indústria de luxo. Empresas grandes de cosméticos já assinaram acordo de colaboração para pesquisa com Institutos de Bioengenharia. Tecnologias da pele antes só permitidas na medicina já estão sendo permitidas para desenvolvimento de extensões do corpo.

Gorjac, com sua criação, traz mudanças éticas e de segurança referente a essas tecnologias da engenharia têxtil. Ela conseguiu criar a coleção e pedir a patente pois a legislação não limita o uso comercial de materiais genéticos humanos.

O resultado final consiste em uma variedade de produtos de couro, cultivado a partir da extração de material biológico humano, para serem comercializados.

 
 

AM 16

AM 6

SM 3

AM 10

AM 17

AM 14

AM 2

AM 4

AM 5

 
 

[gdlr_text_align class=”center” ][gdlr_heading tag=”h3″ size=”26px” font_weight=”bold” color=”#000000″]”Se uma estudante conseguiu patentear um material extraído de informações biológicas de Alexander Mcqueen, e a legislação não a parou, só podemos imaginar o que grandes corporações com maior financiamento serão capazes de fazer no futuro.”[/gdlr_heading][/gdlr_text_align]

 
 

VEJA TAMBÉM:

http://www.divaholic.com.br/design/moda-sem-crueldade-couro-vegano-feito-de-abacaxi/

 
 

Fonte: Tina Gorjanc
Créditos das fotos: TomMannion, VicPhilips (Single Malt Bule), Sanne Visser

 
 

[fblike]

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *