Home > Design > FASHION TECH: MODA COM IMPRESSÃO 3D E DESIGN GENERATIVO

FASHION TECH: MODA COM IMPRESSÃO 3D E DESIGN GENERATIVO

APEX COAT é uma coleção colaborativa criada por Justin Hattendorf e Alexis Walsh. A ideia combina de forma harmoniosa o artesanato e a tecnologia digital algorítimica. As peças impressas em 3D foram desenvolvidas através de um software exclusivo e personalizado, e aplicadas manualmente nas peças de roupa da coleção – unindo a alfaiataria tradicional às técnicas de design generativo. A peça foi impressa através da Voodoo Manufacturing, com prototipagem inicial feita em impressoras 3D MakerBot.
 

 
 
Os pequenos rebites translúcidos impressos em 3D são fixados manualmente no tecido com uma rosca interna em latão que brilha através do revestimento perolado dando um efeito iluminado. Não existem dois rebites idênticos nas peças de roupa devido a composição dos padrões com inúmeras variações de pontos, curvas e ligações desses pontos. Essas formações de padrões com os rebites resultam em linhas estruturadas que envolvem e esculpem o corpo, enquanto o tecido preto da roupa contrasta visualmente exaltando as formas arredondadas dos pinos em 3D.
 
 

 
 

Para o desenvolvimento desse projeto foi necessário a criação de um aplicativo específico com capacidade de unir a habilidade do trabalho manual e a genialidade de técnicas avançadas de modelagem digital. Antes de serem impressos em 3D, os rebites e os pinos de fixação foram criados manualmente em um manequim em cima de um protótipo plano de alfaiataria, sendo posteriormente fotografado e digitalizado para dar início a simulação digital no desenvolvimento de padrões com contornos complexos. A construção de diferentes padrões com inúmeros rebites é feito de acordo com a modelagem da roupa e então desenhos começam a surgir apenas com o encaixe da base dos pequenos rebites.
 
 


 
Abaixo, algumas imagens da APEX SERIES, expansão da ideia original.
 


 
 

Todas as imagens via Alexis Walsh e Justin Hattendorf. Todos os direitos reservados.

 
 


 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 
 

You may also like
A IDEIA QUE PODE ELIMINAR O PLÁSTICO BOLHA DO E-COMMERCE
O IMPRESSIONANTE BORDADO DE OURO QUE FUNCIONA COMO UM COMPUTADOR
ESTUDANTE DE DESIGN INVENTA BICICLETA DE TRICOTAR
FASHION TECH: ESTILO E TECNOLOGIA EM JOIAS DIGNAS DO FUTURO