Home > Alta Costura > JÁ IMAGINOU COMO SURGEM OS TECIDOS PLISSADOS DAS GRIFES?

JÁ IMAGINOU COMO SURGEM OS TECIDOS PLISSADOS DAS GRIFES?

Lognon, o ateliê de plissado do século 19 que sobreviveu aos tempos modernos.

 
Pregas de altíssima qualidade e clientes de altíssimo padrão como Chanel, Christian Dior e Hermés. Situado em Paris, o Ateliers Gérard Lognon vem por 4 gerações de uma tradição familiar que se iniciou no reinado de Napoleão III. O talento é indescritível e o aprendizado foi adquirido com os antepassados.
 
 

 
 
Delicadamente os tecidos são dobrados para a alta costura, figurinos de cinema e ópera. Para criar os padrões complexos nos tecidos, são utilizados apenas moldes de papelão e uma máquina de vapor, a tecnologia já começou a ser incorporada no processo, e a empresa que antes empregava 60 pessoas hoje emprega 11. Primeiro o material é colocado entre dois moldes de papel kraft que vão para o forno de vapor durante uma hora, e então após ser removido do molde sutilmente, resulta em padrões sofisticados. O grande tesouro são os 3 mil moldes empilhados verticalmente em prateleiras, desenhados e feitos a mão, alguns existem há 1 século.
 
 


 

 
 
Atualmente Lognon faz parte da Paraffection, empresa controlada pela Chanel, que preserva e promove as habilidades e heranças, o artesanato, fabricação e oficinas de artesanato de moda. Para Gérard, o criador de plissados, é importante ser reativo e inovar, isso é muito criativo para os shows e para a produção. O plisseur ajuda a criar coleções de costura e prêt-à-porter desde a década de 40.
 
 


 
 
O que permitiu que o ateliê de Lognon não fosse engolido pela produção mecanizada, e continuasse através dos tempos, foi a alta qualidade das pregas, se estabelecendo como um dos últimos fabricantes de plissados em Paris e um elo vital para habilidade artesanal.
 
 

 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 
 

APRENDA A CRIAR PROJETOS SUSTENTÁVEIS DE MODA UTILIZANDO MICRORGANISMOS #BIOFASHION


 
 

 
 

You may also like
O PRIMEIRO MANUAL VISUAL DO MUNDO PARA NEGÓCIOS DE MODA
MESTRES DA ARTE: SHOW DE HABILIDADE E COSTURA EM CHANEL 17/18
COM PONTO CRUZ, OBJETOS ANTIGOS SE TRANSFORMAM EM ARTE
INOVAÇÃO: RICA TÉCNICA DO SHIBORI APLICADA EM COURO