Home > Conceito > BRAILE IMPRESSO EM 3D NA ROUPA AJUDA DEFICIENTES VISUAIS

BRAILE IMPRESSO EM 3D NA ROUPA AJUDA DEFICIENTES VISUAIS

Incrivelmente a impressão 3D foi ao encontro da moda inclusiva, e diferente de tudo já visto, a iniciativa inovadora compõe a linha de roupas da designer Babette Sperling.
 


 
 
A alemã teve como objetivo inicial demonstrar sua experiência com a impressão 3D, deixando claro que a tecnologia para moda impressa pode ser acessível, que as roupas impressas funcionam confortavelmente para o dia a dia e não apenas para a passarela, e ainda podem ser sustentáveis. Um dos diferenciais no conceito criativo da coleção é que ela seja acessível a todos, e com exclusividade mensagens em braille escondidas, impressas diretamente no tecido com uma impressora FDM 3D, foram integradas nas peças, criando um vínculo emocional com o usuário e compondo a superfície têxtil no design.
 
 


 
 
Para as gravações em braille a única certeza era o uso de algum material sustentável que após seu ciclo de uso pudesse voltar para a natureza, mas qual seria?! Após muitos testes, tentativas e fracassos com diversos tecidos e materiais, Sperling descobriu o Willowflex, o filamento flexível que tem como componente base o amido, desenvolvido pela empresa alemã BioInspiration. A aderência aos tecidos naturais como o algodão e a seda é perfeito, além de ser compatível com todas as impressoras testadas: Ultimaker, Flashforge e Makerbot. O sucesso do material fez com que ele fosse usado também nos botões personalizados de diversos tamanhos.
 
 


 
 
Não há como negar a popularidade da impressão 3D, que se tornou tendência na moda e está cada vez mais presente nas passarelas. De forma ilustre Sperling revelou uma variedade de roupas eco amigáveis que reúne praticidade, vestibilidade e funcionalidade, que raramente são vistas em peças 3D printed. Esse projeto é digno do prêmio Audience Choice Award, conquistado no Mercedes Fashion Night, onde foi revelado.
 
 


 

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH


 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 

CURSO BIOFASHION: APRENDA TUDO SOBRE BIODESIGN E BIOTECNOLOGIA PARA MODA SUSTENTÁVEL #BIOFASHION


 
 
Babette Sperling
 
 

 
 

You may also like
CUTECIRCUIT – ONDE A ALFAIATARIA E A TECNOLOGIA WEARABLE SE ENCONTRAM
IMPRESSÃO 3D: SAPATOS INSPIRADOS PELA MODA JAPONESA DOS ANOS 60
PERUCAS DO PERÍODO BARROCO FEITAS DE PAPEL
BORDADO ARTE BY TINYCUP NEEDLEWORKS