TINGIR TECIDO COM GELO, ESTAMPAS COM EXTRATO DE ALIMENTOS E MUITO MAIS

Serviço de tingimento totalmente natural com padrões impressionantes e cores extraídas de alimentos e plantas. Usando apenas material orgânico, como resíduos de alimentos, e minerais naturais como ferro e alumínio, a artista Liz Spencer formada em design ético consciente, e com mestrado em moda sustentável, é “hors concours” em tingimento natural com a técnica tradicional...

Serviço de tingimento totalmente natural com padrões impressionantes e cores extraídas de alimentos e plantas. Usando apenas material orgânico, como resíduos de alimentos, e minerais naturais como ferro e alumínio, a artista Liz Spencer formada em design ético consciente, e com mestrado em moda sustentável, é “hors concours” em tingimento natural com a técnica tradicional de Shibori e corantes eticamente amigáveis para criar acessórios, roupas e artigos sustentáveis. Sua empresa The Dogwood Dyer faz esse serviço de tingimento, criando estampas coloridas, vibrantes e duradouras, com plantas cultivadas localmente, em um processo que envolve o consumo mínimo de água e que 80% da água utilizada é reciclada, voltando para seus jardins.
 


 

*Shibori é uma técnica japonesa de tingimento manual que produz estampas nos tecidos através de amarração, costura e prensa do têxtil enquanto ele fica submerso na tintura.
 


 

Um dos métodos favoritos de Spencer é extrair corantes de baixo impacto ambiental, usando restos de alimentos comuns que seriam jogados fora pela maioria das pessoas. Ela ensina como dentro da moda qualquer um pode criar e experimentar belas cores sem prejudicar o planeta, sua casa e seu corpo, criando uma nova vida em peças de roupas velhas ou manchadas, com ferramentas domésticas comuns. Mas a designer vai além e prova que é capaz de te surpreender ao compartilhar uma exótica e divertida técnica de tingimento com gelo. Sim, gelo! Confira abaixo:
 


 

Em uma mistura de água e bicarbonato de sódio o tecido natural fica mergulhado durante 15 minutos, passando em seguida para uma grelha de secagem enquanto são feitos vários torções na peça para formar um design bem complexo. Após isso é feita uma cobertura com cubos de gelo por toda superfície e pulverizado corante por cima. Então é só deixar derreter o gelo por toda a noite, e está feito. Estender, secar e lá está ele, todo coloridinho e eco friendly.

 

 

Para saber mais sobre os tingimentos da Liz siga o instagram: The Dog Wood Dyer

 
[fblike]
 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *