Home > Arte > YAYOI KUSAMA: DRIBLA DOENÇA ATRAVÉS DO DESIGN E GANHA FORÇA NA MODA

YAYOI KUSAMA: DRIBLA DOENÇA ATRAVÉS DO DESIGN E GANHA FORÇA NA MODA

Essa é uma daquelas histórias que você precisa conhecer para se espelhar. A história de uma artista que respira arte, incansavelmente, durante 70 anos, e que fez disto uma terapia contra sua doença mental.


 

Aos 88 anos ela é considerada a maior artista viva do Japão, e se sente mais criativa do que nunca. Nos anos 60 ela impactou o mundo com sua arte e fez seu nome, dividindo a atenção da imprensa, com ninguém menos do que Andy Warhol. Uma artista visionária e vanguardista, obcecada por padrões inesgotáveis e cores vibrantes, estamos falando de Yayoi Kusama. Seu amor pelo design ganhou força nas maiores casas de moda, além de ser tema de exposições para que possamos experimentar como ela vê o mundo.
 
 


 

 
 
Kusama segue uma longa batalha, desde a infância, contra uma doença mental, e usa a arte para lidar com suas alucinações. Aqui está a explicação para a sua compulsão por repetição de formas, um ponto de fuga da doença, na tentativa de remover os pensamentos de sua cabeça. Criações icônicas com bolinhas e abóboras, revelam uma grande paixão pelos elementos, que estão sempre presentes nas pinturas, nas salas espelhadas e infinitas montadas pela artista, e abertas ao público para visitas. Ela vê bolinhas na maioria das coisas, um jeito singular de enxergar tudo ao seu redor, que passou de compulsão para obsessão.

 

“A lua é uma bolinha, o sol é uma bolinha, o planeta terra, onde vivemos, é uma bolinha.”- Yayoi Kusama

 

Yayoi Kusama: Look Now, See Forever
Gallery of Modern Art
installation view

 
 

Todos os dias de sua vida, nas últimas décadas, são pensando em como fazer algo novo para as pessoas apreciarem e serem movidas por isso. É muito especial algo tão íntimo e sublime, ser feito para se expressar e ser compartilhado.

Seguindo o princípio de que a arte inspira a moda, a moda inspira a música e a música inspira a arte, as impressões obsessivas de Yayoi Kusama tornaram-se inspiração para as criações de moda de Stella McCartney, Marc Jacobs e David Koma, que já levaram referências de sua arte. A marca de street wear X-Girl se juntou a lendária artista no desenvolvimento de uma coleção de edição limitada. Não obstante também nasceu uma parceria de impacto com a label Louis Vuitton, em uma coleção exclusiva que inclui tops, saias, sapatos, acessórios e vestidos que levam a marca registrada de Yayoi nas estampas e na paleta de cores primárias. As silhuetas são elegantes, com vestidos drapejados, saias plissadas, que contrastam com os têxteis selvagens de Kusama, para confundir e atrair os olhares. Ao usar uma peça dessa coleção é possível se misturar as pinturas da artista.
 
 

 
Para embarcar no universo único de Yayoi Kusama, assista ao documentário “Princess of Polka Dots”, segue o trailler:
 
 

 
De 2 de Novembro a 16 de Dezembro de 2017 acontece na galeria David Zwirner, em Nova York, o Festival of Life dedicado as obras da artista com exposição do seu trabalho e trajetória.

Saiba mais em: Yayoi Kusama

 

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH


 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE- #FASHIONTECH


 
 

APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB



 
 


 

You may also like
COM PONTO CRUZ, OBJETOS ANTIGOS SE TRANSFORMAM EM ARTE
INOVAÇÃO: RICA TÉCNICA DO SHIBORI APLICADA EM COURO
MUITA CRIATIVIDADE E TÉCNICA COM EDDA GIMNES E SEUS RASCUNHOS VESTÍVEIS
BOLSAS E ACESSÓRIOS COM PEÇAS ORIGINAIS DE LEGO NA SUPERFÍCIE