Home > Conceito > LACOSTE, O HOMEM QUE DEU SEU SOBRENOME A 1ª MARCA DE ROUPAS PARA JOGADORES

LACOSTE, O HOMEM QUE DEU SEU SOBRENOME A 1ª MARCA DE ROUPAS PARA JOGADORES

De jogador de tênis a inventor da camisa polo Lacoste.


 

Jean René Lacoste, membro chave da equipe francesa de tênis, liderou o ranking internacional nos anos 20, transformou seu sobrenome em um império e seu apelido em um símbolo conhecido mundialmente. Tudo começou com uma aposta, feita com o capitão da sua equipe, que mudou a história do tênis e da moda.
 
 

 
 
Um jogador intenso, persistente, perfeccionista e de alta classe que foi notado ao vencer o French Open em 1924, aos 20 anos de idade. René Lacoste teve vitórias notáveis no esporte e foi apelidado de “Crocodilo” após apostar uma maleta de couro do animal com Alan Muhr, antes de uma partida, a qual perdeu, mas que lutou como um verdadeiro crocodilo. Foi ai que a moda e o esporte se encontraram. O amigo, jogador de Hockey e estilista, Robert George, ilustrou um crocodilo que se tornou o símbolo do jogador que passou a usar um blazer branco com o desenho bordado antes de todas as partidas, e assim nasceu o emblema da marca. Combinando elegância e estilo casual, Lacoste foi pioneiro na criação de roupas esportivas no século XX. Ele não se limitou a isso e em 1928 inventou o canhão de bolas de tênis para aprimorar suas técnicas, a máquina que treinou muitas gerações de jogadores. A raquete de tênis de aço também foi sua criação em 1963 para melhor aerodinâmica, e o inovador e primeiro amortecedor de antivibração para raquetes em 1964.
 

“INVENTOR! SE EU TIVESSE QUE COLOCAR UM TÍTULO NO MEU CARTÃO DE VISITA, SERIA ESSE. DESENVOLVI INVENÇÕES A MINHA VIDA INTEIRA.”- JEAN RENÉ LACOSTE

 
 


 
 

A camisa polo da Lacoste foi uma peça revolucionária de design inspirada nos jogadores de polo. Em parceria com André Gillier, René adotou as camisas sem mangas para dar maior mobilidade ao jogador, originando o conceito de elegância funcional, e a polo L.12.12 foi lançada definindo o estilo da marca.
 

L . DE LACOSTE
1 . PARA O SEU TECIDO EXCLUSIVO
2 . PARA O MODELO COM MANGAS CURTAS
12 . PARA A VERSÃO ESCOLHIDA POR RENÉ LACOSTE

 
Confeccionada com o então novo tecido ventilado, o petit piqué– uma malha revolucionária desenvolvida por René Lacoste, e exibindo o logo do crocodilo, a camisa é leve e flexível, e apesar de ter evoluído com a moda desde 1933, os métodos utilizados na fabricação são os mesmos: tecer, tingir, cortar, bordar o crocodilo e montar as peças, 5 passos que exigem muita habilidade e atenção aos detalhes.
 
 

 
 

René lançou uma lenda no mundo da moda na 1ª campanha publicitária em 1933, que conquistou a todos e ultrapassou as barreiras do esporte. Em 1951 vieram as polos monocromáticas, em seguida as listradas e em 1958 as polos infantis. Hoje em dia a peça é exportada para todo o mundo e recriada por artistas e designers em colaborações inspiradoras. Após 85 anos a marca transcendeu as polos e atingiu uma gama de produtos como perfumes, relógios, óculos, bolsas,tênis, entre outros.

 
 

 
 
Em 1996 Lacoste morreu e deixou um legado e a herança esportiva da marca com o estilo elegante à la française.
 
 


 

“QUANDO OLHO PARA TRÁS, PERCEBO QUE TUDO O QUE CONQUISTEI TEVE COMO BASE A COOPERAÇÃO ATIVA E ACORDOS AMIGÁVEIS.”- JEAN RENÉ LACOSTE

 

Em resumo, é fundamental para o sucesso de um negócio, visão, amor e persistência pelo que se faz, e claro boas parcerias.

 

APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB



 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE- #FASHIONTECH


 
 

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH


 
 

Fonte: Lacoste

 
 


 

You may also like
IMPRESSÃO 3D: SAPATOS INSPIRADOS PELA MODA JAPONESA DOS ANOS 60
MISCHKA AOKI, A VERDADEIRA ALTA COSTURA PARA CRIANÇAS
MINI FASHIONISTA DE 6 ANOS FAZ SUCESSO COM SEUS LOOKS
BRAILE IMPRESSO EM 3D NA ROUPA AJUDA DEFICIENTES VISUAIS