Home > Grafeno > TECIDOS ELETRÔNICOS DE GRAFENO SERÃO PRODUZIDOS EM ESCALA INDUSTRIAL

TECIDOS ELETRÔNICOS DE GRAFENO SERÃO PRODUZIDOS EM ESCALA INDUSTRIAL

Cientistas da Universidade de Manchester desenvolveram um método para permitir a produção em escala industrial de tecidos eletrônicos multifuncionais baseados em Grafeno, com potencial de fabricação de 150 metros de tecido por minuto em uma unidade comercial de pad-dry. O artigo foi publicado recentemente na revista acadêmica ACS Nano.
 

 

“Os têxteis eletrônicos com grafeno são considerados promissores devido às suas vantagens em relação à tecnologia tradicional baseada em metal. No entanto, o processo de fabricação é complexo e atualmente não é adequado para aplicação em escala industrial. Aqui, relatamos um método simples, escalável e econômico de produzir tecidos eletrônicos com grafeno através da redução química de óxido de grafeno (GO) para gerar a dispersão reduzida de óxido de grafeno (rGO) que pode então ser aplicada ao têxtil tecido usando uma técnica simples de pad-dry. Este método de aplicação permite a fabricação potencial de têxteis eletrónicos de grafeno a taxas de produção comercial de 150 metros por minuto. O material têxtil de grafeno produzido é durável ​​e lavável, com suavidade aceitável. O revestimento rGO aumentou a resistência à tração do tecido de algodão e também a flexibilidade devido ao aumento da tensão na carga máxima. Nós demonstramos a aplicação potencial desses tecidos eletrônicos de grafeno para tecnologia vestível criando um sensor de monitoramento de atividade física…”
 


 

No estudo os pesquisadores demonstraram duas possibilidades. Na primeira delas os sensores estão incorporados no tecido eletrônico de grafeno e são capazes de monitorar a atividade física com precisão capturando todos os movimentos do usuário. Outra possibilidade é incorporar elementos de aquecimento flexíveis em uma peça de vestuário, juntamente com supercapacitores flexíveis para alimentá-los. A produção em escala desse material permitirá fácil acesso a tecnologia do grafeno por designers de moda e profissionais do segmento em todo o planeta. Quem acompanha nosso site sabe como somos entusiastas da tecnologia vestível, e como acreditamos que o grafeno é um material que vai possibilitar incríveis inovações em um futuro bem próximo. Para ajudar a popularizar essa tecnologia, criamos o primeiro curso de Tecidos Modificados com Grafeno, pioneiro e exclusivo no Brasil.
 
 

ACS Nano, 2017, 11 (12), pp 12266–12275
Publication Date (Web): November 29, 2017
Copyright © 2017 American Chemical Society

Leia o artigo completo em inglês aqui.

 
 

 
 

VENHA APRENDER TUDO SOBRE OS TECIDOS MODIFICADOS COM GRAFENO #FASHIONTECH


 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH

 

You may also like
8 LINKS PARA SE INSPIRAR COM O BIODESIGN PARA MODA SUSTENTÁVEL
7 NOMES PARA SE INSPIRAR COM A MODA VEGANA
HUMAYRAH ALTAF E O BORDADO COM FIOS DE METAL
11 LINKS PARA SE INSPIRAR COM A TECNOLOGIA VESTÍVEL – PARTE 2