Home > Arte > CONHEÇA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL MILENAR JAPONESA E ECO FRIENDLY

CONHEÇA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL MILENAR JAPONESA E ECO FRIENDLY

Se você ainda não conhece irá se encantar por esse trabalho manual que explora diferentes métodos, ferramentas e cria designs distintos em tecidos ou peças já prontas.

 

O Shibori nada mais é do que um conjunto milenar de técnicas para tingimento, derivadas do Japão, que envolve dobrar, torcer, amarrar e costurar o tecido para produzir padronagens de estampas ao mergulhá-lo em tintura. É algo realmente divertido, fascinante e viciante que tem se destacado na moda e decoração sustentáveis.

 
 

 
 

No Japão o 1º tecido conhecido por ter utilizado dessa técnica de tingimento foi no século XVII e esteve entre os bens doados do Imperador Shōmu ao Tōdai-ji.

Essa rica tradição possui grupos vastos de técnicas e maneiras de praticá-la, resultando em um número infinito de belas impressões. O método escolhido não depende só do resultado que se quer alcançar, e sim das características do tecido a ser tingido, além de ser possível trabalhar em conjunto as diferentes técnicas para desenvolver estampas mais elaboradas.

 
 

 
 

Em combinação com o pó de índigo natural orgânico, o Shibori torna-se uma técnica manual e natural perfeita para desenvolver um trabalho eco friendly, sem causar impacto ao meio ambiente. A história desse corante começou na Índia, e no Brasil foi muito conhecido entre os índios.

 
 

O Índigo é um dos corantes azuis mais antigos usado pelo homem. É um extrato natural, obtido em plantas, que após a fermentação das folhas frescas e por oxidação a substância cromática surge em pigmento azul.


 

Com o objetivo de explorar, disseminar essa técnica milenar e ensinar todos os passos do tingimento com o pó com índigo natural, preparamos uma oficina prática que trabalhará o processo criativo e as surpresas do Shibori, para renovar e estabelecer um olhar crítico em direção a cadeia produtiva de moda objetivando o consumo consciente e a valorização do produto natural. As vagas são limitadas, você pode fazer sua descobrir mais detalhes e realizar a sua inscrição no link AQUI.

 
 

 

“Índigo natural protege as roupas de vermes. Índigo natural protege de insetos. Índigo natural é corante azul duradouro, prático, e pode proteger o material do dano de borboletas e insetos.”- Brij Ballabh Udaiwal

 
 

 
 

APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB



 
 

You may also like
A NOVA ERA DOS TECIDOS DE FIBRAS DE FRUTAS (PARTE 1)
CRIANDO NOVOS MATERIAIS AO RECICLAR ROUPAS
AQUI TODOS OS VESTIDOS SÃO FEITOS COM TECIDOS DE DEADSTOCK #ECOFASHION
UPCYCLING: CÁPSULAS DE CAFÉ NESPRESSO SE TORNAM COLEÇÃO DE JOIAS RECICLADAS