| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Biodesign > BIODESIGN E BIOMIMÉTICA: A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO NA MODA

BIODESIGN E BIOMIMÉTICA: A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO NA MODA

Você sabia que hoje já é possível revolucionar toda a cadeia produtiva da moda utilizando processos do biodesign, que repensam desde a matéria prima até o fim de vida útil de um produto? Para se livrar dos sintéticos e petroquímicos, a tendência é a utilização de materiais de base biológica, como os organismos naturais abundantes e de fácil reposição: algas, fungos, bactérias, resíduos agrícolas, etc. A biologia traz uma ampla gama de materiais e mostra o potencial da bio-produção para o design. Isso significa não apenas tornar o sistema “menos ruim”, e sim ser a opção mais viável para substituí-lo.
 

Biostudio – Breno Abreu

 

Um dos processos do Biodesign é a Biomimética, uma área que ganha espaço até entre os engenheiros que observam a produção natural de substâncias animais e/ou vegetais para reproduzir o processo na criação de novos materiais ecológicos. No campo da moda sustentável essa é a revolução, que possibilita projetar a ciência com criatividade para desenvolver produtos que farão diferença no mundo, com menor e incomparável impacto ambiental, sendo assim a opção mais inteligente.
 

Second Skin: tecido hiper tecnológico baseado em biomateriais, de Lining Yao.


 

Tecidos, calçados, corantes sustentáveis e livres de crueldade são exemplos do que já está sendo produzido ao quebrar as barreiras entre biologia, design e moda. O futuro dos materiais consiste em manipular microorganismos vivos para obter melhor desempenho ecológico e até mesmo estético. É nesse momento que a produção sai do ateliê para ter início no laboratório, permitindo aos designers alcançar novos resultados por meio de novos métodos. Estima-se que nos próximos anos esses produtos já estarão no mercado e as marcas os tornarão em uma real proposta de valor.

 

CURSO BIO DESIGN: APRENDA A USAR A MICROBIOLOGIA PARA PRÁTICAS E MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA MODA #BIOFASHION


 

Enquanto isso o must-have para todos os designers e entusiastas é buscar orientação sobre como explorar e visualizar futuras aplicações da biotecnologia na moda, por meio de cursos como o que oferecemos (aqui). O curso Biofashion: Biodesign para Moda Sustentável apresenta e discute potenciais ideias e soluções para o segmento de moda, e acontece no próximo sábado 22/09 em São Paulo. Faça sua matrícula aqui ou envie um email para oi@divaholic.com.br
 

 
O curso de Biofashion: Biodesign para Moda Sustentável é facilitado pelo mestre Breno Abreu, autor do projeto Biostudio, que utiliza microorganismos para desenvolver colorações e estampas em tecidos. Curadoria, Divulgação e Produção Divaholic. Com carga horária total de 5 horas, o curso traz as últimas tendências em design sustentável, pautando questões éticas, novas oportunidades, processos e análise de materiais biológicos para adquirir os conhecimentos necessários e dar os primeiros passos nessa área. Entre os principais tópicos abordados estão: Biodesign, Biomimética e Microbiologia, Conceito e Aplicações de Biodesign com microbiologia para Moda, Tingimento e estamparia de tecidos orgânicos utilizando bactérias, Metodologia exploratória separada em laboratórios de cor e superfície, Colorações e estampas de actinobactérias, Implicações estéticas que essa associação entre biologia e design pode criar. Também são ensinados os sistemas de Produção Zero Waste, Produção ética e comércio justo, Slow fashion, Obsolescência percebida, Normcore, Distribuição, uso e descarte, Biocouture – Biologia + Costura. O objetivo é aprender, pesquisar, testar, aperfeiçoar e desenvolver ideias que exploram o papel do biodesign na moda e levam a inovação.
 

 

#BIOMODA |
O que você vai aprender: Conceitos e Aplicações de Biodesign com microbiologia, Metodologia exploratória separada em laboratórios de cor e superfície, Colorações e estampas de actinobactérias, Implicações estéticas que essa associação pode criar, Produção Zero Waste, Slow Fashion, Obsolescência percebida, Normcore, Distribuição, Uso e Descarte, Biocouture (Biologia + Costura) >>> E muito mais.
 

 
 

 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 

You may also like
CONHEÇA A PRIMEIRA GARRAFA PURIFICADORA DE ÁGUA DO MUNDO
A NOVA ERA DOS BIO TECIDOS (PARTE 2)
MADE IN KOREA: O DESIGN MINIMALISTA DO STUDIO AZURE
INSPIRE-SE COM O BORDADO ARTE DE SHIMUNIA