Home > Curiosidades > A NOVIDADE DO TECIDO AUTOLIMPANTE QUE NÃO PRECISA SER LAVADO

A NOVIDADE DO TECIDO AUTOLIMPANTE QUE NÃO PRECISA SER LAVADO

Novos estudos garantem que poderemos em breve deixar de lavar nossas roupas pois elas serão compostas de tecidos capazes de se auto higienizar. Será o fim das lavanderias, diminuição do consumo de água e energia?


 
Esse é mais um passo rumo a evolução, com novas tecnologias, para um futuro que se preocupa com o meio ambiente, e uma grande descoberta para a moda. A promessa é um tecido autolimpante, com nano partículas de prata e cobre, capaz de remover manchas e materiais orgânicos ao ser ativado pela luz solar. Testes e pesquisas foram feitos para a criação de um verdadeiro tecido em laboratório químico, aos comandos do Dr. Rajesh Ramanathan, líder em desenvolvimento de nano partículas, e sua equipe na RMIT University da Austrália.
 
 

 
 
Para o tecido ter a propriedade de se auto limpar foi necessário construir um número suficiente de nanoestruturas estáveis diretamente no fio, e isso foi alcançado com um processo de imersão em soluções químicas, que durou cerca de 30 minutos. A invenção é uma maneira barata, pois o cobre e a prata possuem um valor relativamente baixo, e muito eficiente para as roupas do dia a dia se limparem sem a interferência do usuário. Quando as estruturas são expostas a luz ou a uma lâmpada, elas recebem um impulso de energia que cria elétrons quentes, que por sua vez liberam uma explosão de energia e fazem com que as nanoestruturas degradem a matéria orgânica. O processo de limpeza inicia em 6 minutos após a exposição do tecido sob a luz.
 
 

 
 
O novo tecido ativado por luz pode ser facilmente escalado para níveis industriais, segundo o autor do projeto, Rajesh Ramanathan. Inclusive, apesar dos experimentos terem sido feitos em algodão, os pesquisadores descobriram que a técnica funciona muito bem em poliéster e nylon também.

 

CURSO BIOFASHION: MODA SUSTENTÁVEL E BIODESIGN #BIOFASHION


 
 

VENHA APRENDER TUDO SOBRE OS TECIDOS MODIFICADOS COM GRAFENO #FASHIONTECH


 
Saiba tudo, saiba mais: RMIT

 
 

 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH

 

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH


 

You may also like
ESSE SUÉTER AVISA QUANDO O AR ESTÁ POLUÍDO
BIODESIGN E BIOMIMÉTICA: A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO NA MODA
BLOCKCHAIN DE PULSO: USE SUAS CRIPTOMOEDAS COM ESSA PULSEIRA
A FORÇA DO DESIGN EXPERIMENTAL E CRIATIVO DE DION LEE NA MODA