A ERA DA ROBÓTICA NA MODA: SENSORES NAS ROUPAS PARA AJUDAR IDOSOS A SE LOCOMOVER

O Aura Power Clothing ajuda os idosos a se locomoverem. Vestuário responsivo, com “músculos elétricos” que ajudam os idosos a andar, se levantar e subir escadas. Yves Béhar, do estúdio Fuseproject, desenvolveu com a colaboração da empresa de robótica Superflex uma coleção chamada Aura Powered Clothing – em que a roupa, de tecido leve e...

O Aura Power Clothing ajuda os idosos a se locomoverem. Vestuário responsivo, com “músculos elétricos” que ajudam os idosos a andar, se levantar e subir escadas. Yves Béhar, do estúdio Fuseproject, desenvolveu com a colaboração da empresa de robótica Superflex uma coleção chamada Aura Powered Clothing – em que a roupa, de tecido leve e flexível, possui “músculos elétricos” localizados no tronco, quadris, pernas e costas, com sensores incorporados. Essa projeção visa proporcionar à população um envelhecimento com um nível maior de resistência, o que é possívl por meio da série de motores alojados em pequenas cápsulas na roupa, que usam inteligência artificial para reagir aos movimentos naturais do corpo e adicionam força muscular para ajudar o usuário a se levantar, sentar e ficar de pé.
 

 
O design funcional foi desenvolvido da seguinte forma: os “músculos eletrônicos” e os sensores estão anatomicamente alinhados com a composição muscular do usuário, e uma faixa em forma de V dentro de filamentos de tecido macio aperta em torno de certos pontos do corpo para oferecer suporte lombar. A Aura Power Clothing se concentra em oferecer mais conforto, desempenho e estilo.

 

 

“Mas e se a tecnologia pudesse nos ajudar a continuar movimentando o mundo e se engajar com ele, fisicamente, socialmente e emocionalmente?” “Esta é a questão que a Superflex está se engajando com o conceito de Roupas Energizadas: para nos capacitar a melhorar nossa capacidade física para que possamos continuar a viver ativamente.” – Béhar

 


 

Enquanto o primeiro protótipo está em exibição no Design Museum em Londres, a Fuseproject e a Superflex continuam a desenvolver o conceito que poderá beneficiar, além dos idosos, indivíduos com deficiência e atletas.

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *