Home > Arte Vestível > CONHEÇA CLARA DAGUIN: GRANDE TALENTO DA MODA ARTESANAL E TECNOLÓGICA

CONHEÇA CLARA DAGUIN: GRANDE TALENTO DA MODA ARTESANAL E TECNOLÓGICA

A mente criativa que preserva a essência do trabalho manual e que tem extrema necessidade de evoluir na era da tecnologia. Assim é definido o processo criativo da francesa Clara Daguin, o talento que foi revelado no Festival Internacional de Moda e Fotografia Hyères que reúne novos e criativos designers.


 

Clara Daguin iniciou como designer gráfico em São Francisco, onde adquiriu conhecimentos de programação e códigos, posteriormente se interessou pelo design de moda e terminou seu mestrado na ENSAD em Paris. Seu envolvimento com a tecnologia tem muita influência do lugar onde cresceu, o Vale do Silício. Viver em um ambiente que transborda tecnologia, onde inúmeras empresas de Alta Tecnologia e Eletrônica estão situadas, teve grande efeito no trabalho da designer. A cultura do Silício esbarrou na enorme bagagem de conhecimento em Alta Costura de Daguin, experiência adquirida ao trabalhar para ícones fashion como Iris Van Herpen, Alexander McQueen, Hussein Chalayan e Margiela. Essa mistura de conhecimentos é o que constrói a identidade criativa da designer, que preserva na moda os processos artesanais mesmo que integrados com as novas tecnologias. O objetivo é buscar a inovação mantendo viva a escala artesanal e manual em um mundo que está dominado pela tecnologia.
 
 

IG: @claradaguin

 
 
O primeiro passo de Daguin em direção a moda eletrônica, foi em uma oficina que utilizava sensores, motores simples, circuitos e códigos para transformar os objetos e a relação que temos com eles. A obsessão pela eletrônica foi crescendo, e experimentos foram sendo feitos em roupas e tecidos integrando a eletrônica. Os experimentos foram evoluindo e tomando forma, ganhando coerência no todo, novos elementos começaram a ser abordados, e novas texturas, silhuetas, padrões e bordados artesanais eletrônicos apareceram. É exatamente aqui que os processos e técnicas da Alta Costura encontraram a inovação, em uma ciência sensível e vestível, que usa luzes para ornamentar, e revela interações com o corpo de quem está vestindo e com o ambiente, ao coletar e compartilhar dados, como por exemplo a frequência cardíaca do usuário, entre outras infinitas funcionalidades.
 
 

IG: @claradaguin

IG: @claradaguin

IG: @claradaguin

 
 

As peças permitem que os usuários vivam novas experiências através da interação, como ver algo que até então era invisível. Os Leds e materiais flexíveis são muito usados na composição das roupas e tem a função de comunicar ao serem detectados dados pelo corpo das pessoas ou ambiente em que estão. O mais impressionante são os Bordados de Luz, desenvolvidos com técnicas tradicionais da Alta Costura, em uma mistura de miçangas e vidrilhos com luzes led e fios condutivos. Tudo é minimamente bordado a mão, requer habilidade e muitas horas de trabalho. Em um único casaco já foram gastas 655 horas bordando com uma equipe de 8 pessoas, mais alguns dias para costurar, fazer acabamentos e embutir a eletrônica.
 
 

Bordado (IG: @claradaguin)

Bordado eletrônico (IG: @claradaguin)

Bordado Eletrônico. (IG: @claradaguin)

Materiais e Componentes Eletrônicos (IG: @claradaguin)

Bordado Eletrônico. (IG: @claradaguin)

IG: @claradaguin

 
 

Todo o esforço e visão são muito bem recompensados, com peças artísticas e tecnológicas incríveis, prontas para serem vestidas, e que chamaram tanta atenção a ponto de serem selecionadas para ficarem expostas durante o calendário oficial da moda em Paris, na Fashion Week.

Essa visão e empenho vem transformando a indústria da moda. Se você quer dar os primeiros passos nessa área, aprendeendo a programar e integrar eletrônica no design de moda e produtos, estão abertas as inscrições para o Curso de Tecnologia Vestível que imerge nesse universo, apresentando novos materiais e ensinando na prática a criar interação entre moda e tecnologia. Saiba mais AQUI.

 
 
 
 


 
 

Clara Daguin
Siga no Instagram @claradaguin

 
 

 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR WEARABLES – MASTERCLASS DE TECNOLOGIA VESTÍVEL #FASHIONTECH

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH


 

You may also like
REEBOK FUTURE LANÇA SEU TÊNIS COM SOLA DE MILHO
CONECTE, EXPLORE E MARQUE PONTOS COM ESSA COLEÇÃO SMART
O TRABALHO MANUAL NA ARTE DO LABORATÓRIO CRIATIVO ISOÌ
CRIANDO NOVOS MATERIAIS AO RECICLAR ROUPAS