| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Biotecnologia > GIULIA TOMASELLO: DESTAQUE FEMININO NA TECNOLOGIA WEARABLE E BIOTEXTILES

GIULIA TOMASELLO: DESTAQUE FEMININO NA TECNOLOGIA WEARABLE E BIOTEXTILES

Giulia Tomasello é designer de interação e pesquisadora residente em Nottingham na Inglaterra, especializada em saúde da mulher com foco na combinação entre interatividade, tecnologia vestível, biotecnologia e acabamento de materiais. Giulia foi vencedora de um Grand Prix no AEC STARTS 2018 na categoria exploração artística, concedido pela Comissão da União Europeia, com seu incrível projeto Future Flora – um kit vestível de higiene feminina projetado para auxiliar mulheres a prevenir e tratar infecções vaginais, uma ideia utilitária que nasceu do desejo de explorar, valorizar e potencializar a relação entre corpo, hospedeiro, e microrganismos. O projeto Future Flora utilizou técnicas de microencapsulação de bactérias em um tecido não-tecido, possibilitando o uso de probióticos que mantém o nosso corpo saudável. A ideia inovadora também faturou o prêmio Biomaker Spirit no mesmo ano. Future Flora é um kit projetado para que as mulheres assumam o controle de seu bem-estar íntimo e se tornem participantes ativas no conhecimento da ciência.
 

Future Flora é um kit de colheita projetado para mulheres, para auxiliar a tratar e prevenir infecções vaginais.

Esse projeto genial foi concebido para ter a capacidade de tratar infecções vaginais comuns causadas pela Candida Albicans, um microrganismo normalmente presente na vagina, juntamente com outras bactérias. O engenhoso kit DIY contém uma espécie de mini toalha sanitária de biomaterial, produzida com gelatina de ágar-ágar (produto extraído de algas marinhas vermelhas e utilizado na culinária vegetariana em substituição à gelatina animal) e que possui a capacidade de equilibrar o nível de pH da vagina por meio de bactérias que são cultivadas na própria toalha em contato com o corpo humano. O kit também inclui uma placa de Petri, uma incubadora Arduino para cultivar bactérias, uma pipeta bacteriana liofilizada e um fio de inoculação que reúne os micróbios que se formaram. Tudo isso a serviço do bem-estar íntimo das mulheres. Confira o passo a passo de funcionamento na imagem abaixo (clique para ampliar).
 

 



 
“O corpo humano é composto em 90% por diferentes microrganismos, a maioria dos quais é benéfica para o hospedeiro. Micróbios como bactérias, fungos e vírus fazem parte naturalmente de nossa flora cutânea, cobrindo tanto a superfície interna quanto a externa de nosso corpo. Mesmo invisível aos nossos olhos, nossa microflora tem uma relação simbiótica com a interface entre nosso corpo, o meio ambiente e a nossa pele. Flora visa incentivar esta relação simbiótica que aumenta a presença benéfica de micróbios e bactérias no corpo humano. Esta proposta utiliza técnicas de microencapsulação de bactérias direcionadas em um tecido não-tecido, possibilitando o uso de probióticos que mantêm nosso corpo saudável. Criando andaimes para o crescimento bacteriano exponencial em áreas apropriadas do corpo, nossas roupas e acessórios se tornam o ecossistema que equilibra e sustenta nossa flora da pele.” – reforça Giulia.
 






 
O principal objetivo do trabalho de pesquisa de Giulia Tomasello é questionar e comunicar os limites entre a tecnologia e o corpo humano por meio do desenvolvimento de trabalhos experimentais que atuam na intersecção entre os campos da medicina e das ciências sociais. Projetos como esse surgem para potencializar o nosso corpo e nossa consciência sobre ele através de novas tecnologias. Segundo a própria designer, seu trabalho “pretende aumentar a conscientização, expor pressupostos, provocar ações e desencadear debates”.
 


 
Assista abaixo ao documentário Girl’s Biophilia, que explora os temas relacionados com o projeto Future Flora.
 

 

Todas as imagens e conteúdo via Giulia Tomasello. Todas os direitos reservados. Veja mais no site do projeto.

 
 


 
 
 
 

CURSO BIO DESIGN: APRENDA A USAR A MICROBIOLOGIA PARA PRÁTICAS E MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA MODA #BIOFASHION


 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 

You may also like
STARTUP MELHORA EXPERIÊNCIAS DE COMPRA COM REALIDADE AUMENTADA
NIKE ADAPT EVOLUI E APRESENTA SEUS NOVOS TÊNIS INTELIGENTES
TECNOLOGIA VESTÍVEL AJUDA A COMBATER VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
SMARTWATCH TRAZ DIVERSÃO PARA CRIANÇAS E SEGURANÇA PARA OS PAIS

Leave a Reply