Home > Alta Moda > OS INCRÍVEIS CRISTAIS CULTIVADOS EM TECIDOS ELETRÔNICOS

OS INCRÍVEIS CRISTAIS CULTIVADOS EM TECIDOS ELETRÔNICOS

Cristais são cultivados diretamente em tecidos compostos por leds e circuitos eletrônicos, para a criação de roupas futuristas de luxo. Rachel Freire e Melissa Coleman desenvolveram um material hibrido baseado em cristais, que pode ser cultivado e re-cultivado, fazendo com que a roupa pareça única sempre, e esteticamente diferente a cada uso. A ideia foi desenvolver um vestido wearable reativo e interativo que pudesse sempre ser reinventado de diferentes formas e assim usado em várias ocasiões.

 
 

 
 

O experimento que cultivou leds de cristas brilhantes no tecido foi chamado de eTextile Crystallography, e nada mais é do que um circuito eletrônico costurado e cristalizado, uma espécie de superfície têxtil inteligente em que toda a eletrônica integrada é lavável e inalterada. Os materiais utilizados na criação do tecido de cristais são tecidos de malha, fio condutor, leds, arame artístico, sulfato de alumínio e potássio, cristal- subproduto da cristalização, verniz e cola, enquanto as técnicas utilizadas no vestido de tule foram a cristalização, costura, eletrônica e e-textiles.

 
 

 
 

Os circuitos foram feitos no couro com vários tipos de leds programados com o Arduino, o que tornou os cristais “sensíveis”, já o processo de cultivo dos cristais no tecido ocorre através de um banho de Alum (sal- pequenos cristais brancos) dissolvido em água quente, tingido com corante alimentício, resultando em grandes cristais de alumínio que lembram o diamante. Praticamente qualquer coisa que estiver dentro da solução será tomada por cristais, incluindo o tecido. Para a crosta de cristais começar a se formar leva-se em torno de 20 a 30 minutos, e quando a água começa a evaporar, o sal começa a formar os cristais. Quanto menos a água se mover maiores serão esses cristais formados, enquanto fatores como a temperatura e a quantidade de Alum e água também influenciam no tamanho. Após secar, o circuito cristalizado já pode ser testado. Parece um processo simples e rápido, mas é muito mais complexo do que isso, passando em média por 10 etapas, incluindo a preparação, construção de diversas camadas de cristais produzidas para cobrir a superfície, testes com tecidos condutivos, testes dos circuitos e adaptações para hackear a costura no tecido do vestido.

 
 

 
 

A arte de cultivar cristais é maravilhosa e surpreendente, pois não é precisa e controlável, simplesmente não há limites, e os cristais vão formando padrões repetidos e iguais em algumas direções enquanto em outras não. O que os tornam mais incríveis ainda é o fato das leis da física, responsáveis pela formação dos cristais, serem as mesmas em todas as direções. O vestido de tule de Rachel e Melissa combina os princípios universais da física com a tecnologia digital, e propõe uma nova forma de expressão através da moda, com os leds de cristais programáveis, focando na estética interativa.

 
 

 
 

Se você está em busca de referências inovadoras para o design de moda e de produto, não deixe de explorar o campo Fashion Tech (moda x tecnologia), a criação de produtos interativos estão alinhados ao futuro do mercado. Participe em Agosto e Setembro do Workshop de Tecnologia Vestível 2 em 1: Introdução aos Wearables/ Tecidos Eletrônicos + Conectividade IOT aplicada ao Design de Moda/Produto.

 
 

É possível acessar todo o processo utilizado no eTextile Crystallography diretamente no Instructable.

 
 


 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 
 
 

Conheça novas técnicas de tingimento e estamparia artesanal, eco amigáveis e slow fashion na produção de acessórios, vestuário e artigos de decoração na Oficina de Estamparia Botânica- Eco Print para a criação de padrões em tecidos com corante natural. Dia 25 de Agosto em São Paulo. Inscreva-se.

 
 

Todas as imagens Rachel Freire e Melissa ColemaneTextile Crystallography. Todos os direitos reservados.

You may also like
REEBOK FUTURE LANÇA SEU TÊNIS COM SOLA DE MILHO
CONECTE, EXPLORE E MARQUE PONTOS COM ESSA COLEÇÃO SMART
O TRABALHO MANUAL NA ARTE DO LABORATÓRIO CRIATIVO ISOÌ
ADIDAS LANÇA EDIÇÃO LIMITADA QUE SE CONECTA AO SPOTIFY