| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Arte > MODA É ARTE OU ARTE É MODA? O CONTRASTE DA BAUHAUS E DA ERA VITORIANA NO DESIGN DE KATRANTZOU

MODA É ARTE OU ARTE É MODA? O CONTRASTE DA BAUHAUS E DA ERA VITORIANA NO DESIGN DE KATRANTZOU

A designer de moda grega Mary Katrantzou reúne belas artes e explora suas misturas para criar algo novo em sua coleção Interior Lives Outono/ Inverno 2018. É uma combinação artística que tem tudo para impressionar: a Bauhaus com seu modernismo, e a era Vitoriana com a ostentação decorativa. Nem só de moda vive a moda, a inspiração para as criações fashion vem da arquitetura, tendências dos períodos antigos, decoração. Da Bauhaus apareceram as linhas redutoras e as silhuetas geométricas, com cintura larga e golas altas inspiradas na moda dos anos 20, em malhas de jacquard, couro e pelas artificiais, já a era vitoriana aparece cheia de excessos, linhas curvilíneas em formas de ampulheta, peças estruturadas, cintura fina e quadris com crinolina. O cruzamento desses dois períodos artísticos traduz as técnicas intrincadas de tecidos e bordados exaltando o artesanato em terninhos, calças, parcas e anoraks em cor damasco inspirados nos papéis de parede das casas, com uma pitada de luxo. O contraste gritante dessas duas estéticas aparecem nas roupas entre os gráficos e formas modernistas ousados e as estampas decorativas florais delicadas, com repetições de padrões geométricos e cores em tons preto, creme, dourado e pastel, para destacar a proximidade histórica dos dois movimentos. Veja como se concretizou os dois períodos em criações de moda:

 
 

 
 

A visão criativa de Katrantzou é profunda em referências, e sua coleções passadas também foram inspiradas no modernismo e arquitetura.

 
 

 

Curso Biofashion: Biodesign para Moda Sustentável. Serão apresentadas e discutidas potenciais ideias sustentáveis e soluções BIO para o segmento de moda. Faça sua matrícula aqui ou envie um email para oi@divaholic.com.br

 
 

Conheça novas técnicas eco amigáveis e slow fashion na produção de acessórios, vestuário e artigos de decoração na Oficina de Estamparia Botânica- Eco Print para a criação de padrões em tecidos com corantes de plantas. Inscreva-se.

 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE- #FASHIONTECH

 

You may also like
TRIBUTO VISUAL EXPLORA ORIGENS DE TÊNIS CLÁSSICOS
NOVO LIVRO PARA QUEM É FÃ DA CULTURA SNEAKER
INSPIRE-SE COM O DESIGN DE YUNI YOSHIDA
ARTE COM PINTURA SOBRE TÊXTEIS TECIDOS A MÃO