| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Criatividade > 5 MANEIRAS DE SER UM CONSUMIDOR SURPREENDENTEMENTE RESPONSÁVEL

5 MANEIRAS DE SER UM CONSUMIDOR SURPREENDENTEMENTE RESPONSÁVEL

O dilema de sempre comprar roupas novas mas nunca ter nada para vestir pode acabar agora se sua postura mudar.

 

A história é sempre a mesma, principalmente se tratando das mulheres, um guarda roupa cheio e nada para vestir. Segundo estudos 30% do que compramos anualmente é descartado e muitas vezes usado apenas uma vez, sem contar o que nunca foi usado. As tentações que o comércio cria para cometermos erros de consumo são diversas, entre elas a que mais se destaca são as Black Fridays, que em nome de um suposto desconto faz com que as pessoas comprem por impulso.

 
 

Para mudar a indústria da moda podemos contribuir apenas mudando nossa visão sobre o que vestimos, dizem os ambientalistas. Veja 5 maneiras de como fazer isso:

 

1. CUSTOMIZAR, NÃO SUBSTITUIR

Não é porque a roupa está desgastada que ela está fadada a ir para o lixo. Uma agulha, linha e ideias bacanas podem tornar a peça mais antiga em algo super cool e moderno. Pense nisso antes de ir as compras, você pode ter a faca e o queijo na mão, e ainda economizará.
 

2. LUTAR CONTRA A MODA RÁPIDA (FAST FASHION)

Esse é um modelo de negócio de moda descartável que só acelera a poluição do planeta e abusa dos trabalhadores. Está na hora de escolher produtos com qualidade e deixar de lado a quantidade, menos é mais, opte por peças que são feitas para durar.
 

3.ESTENDER A VIDA ÚTIL DO PRODUTO

A gente cansa de usar as mesmas coisas não é? E então dá aqueles 5 minutos e a vontade é de se desfazer de tudo e encher o armário de coisas novas. Pois é, isso é normal, mas que tal sugerir uma troca de roupas com os amigos e dar uma vida nova ao que você não quer mais usar? Comprar e vender peças para brechó e desapegos também são boas opções.
 

4.EXIGIR O MELHOR, E NÃO MAIS

Tente abordar as marcas que mais gosta de vestir e questione sobre o que elas estão fazendo para melhorar a sustentabilidade e ética das roupas. Uma boa pesquisa no google pode te ajudar nessa missão. Deixe suas marcas saberem que você deseja roupas melhores e não mais roupas.
 

5.REVOLUCIONÁRIOS

Descubra quais marcas se comprometeram a eliminar produtos químicos perigosos de suas cadeias de suprimentos através da iniciativa “Detox” do Greenpeace. Apoie eles através de compras, elogios em mídias sociais e compartilhando isso com os amigos e familiares.
 

As dicas são simples e exigem apenas um pouco mais de atenção e engajamento nosso na hora de pensarmos em vestir algo novo. =)
 
 

 

APRENDA A PROJETAR VESTUÁRIO INTELIGENTE- OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL #FASHIONTECH



 
 

Fonte: Greenpeace
 
 

 

You may also like
DIOR UTILIZA ESTAMPARIA BOTÂNICA COM ECO PRINT
LANTEJOULAS NATURAIS COM BIOTECNOLOGIA PARA MODA SUSTENTÁVEL
O BIODESIGN NA INOVAÇÃO PARA MODA SUSTENTÁVEL
GUCCI LEVA FESTIVAL DE INOVAÇÃO PARA A ITÁLIA
TÊNIS DE POLIÉSTER 100% RECICLADO DA CONVERSE
MULHERES NA ARTE: MONIKA NOWAK
TÊNIS FEITOS DE RESTOS DE CAFÉ E PLÁSTICO RECICLADO
TÊNIS VEGANO E BIODEGRADÁVEL FEITO COM FIBRAS DE ABACAXI

Leave a Reply

Somente para Assinantes Premium :D