| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Design > O MODERNO TECIDO DE FIBRA DE BANANA É ALTERNATIVA AO POLIÉSTER

O MODERNO TECIDO DE FIBRA DE BANANA É ALTERNATIVA AO POLIÉSTER

O moderno e versátil tecido de fibra de banana é uma excelente alternativa ao poliéster. Alternativas naturais aos tecidos sintéticos estão sendo desenvolvidas e lançadas no mercado com grande variedade de matérias-primas. Dessa forma, tecidos a base de fibras de plantas e alimentos estão ganhando destaque em grandes feiras de inovação, design e tecnologia têxtil pelo mundo.
 

tecido de fibra de banana
 

Tecido Inovador de Fibra de Banana

BANANATEX® é um dos tecidos inovadores apresentados na Milan Design Week e na TechTextil em Frankfurt. Trata-se do primeiro tecido durável, impermeável, 100% biodegradável e feito apenas de bananeiras cultivadas organicamente nas Filipinas.
 

bananatex
 

A primeira geração de sucesso do tecido Bananatex é resultado de 2 anos e meio de desafios, pesquisas e experimentações. Inicialmente a busca foi por uma fibra natural, resistente e durável. A escolhida foi a Musa Textilis, nome científico do Abacá, uma planta da mesma família da bananeira, com a diferença de que uma produz fibras e a outra frutas.
 


 

A Fibra do Abacá na Indústria Têxtil

O ciclo de vida do Bananatex se inicia na extração da fibra de abacá da planta, então transformada em papel, que ao passar por um processo de corte em tiras finas dá origem ao fio. Esse fio é encaminhado para a tecelagem e usado para produzir um tecido totalmente biodegradável. A partir disso o Bananatex estará disponível para ser utilizado na confecção de produtos.
 

bananatex

bananatex

tecido de fibra de banana

tecido de fibra de banana
 

Surpreendentemente a fibra de abacá tem enorme potencial para a indústria têxtil, por conta da grande resistência a tração, durabilidade e resistência. Além disso, as árvores de abacá não necessitam de fertilizantes nem pesticidas, o que torna todo o processo mais limpo e com menor impacto ambiental. Sua auto-suficiência tornou-se um importante contribuinte para o reflorestamento de áreas antes erodidas, ao mesmo tempo em que fortalece os agricultores locais.
 

Protótipos e Coleção Bananatex

Os primeiros protótipos de produtos com o Bananatex foram as bolsas da QWSTION. As bolsas modelos Roll Pack e Hip Pouch são 100% naturais, biodegradáveis e zero resíduos. Até mesmo as fivelas e zíperes podem ser reciclados. A QWSTION é uma marca que oferece moda e funcionalidade, com produtos práticos e duráveis, além do design atemporal sempre sendo reinventado.
 

Roll Pack: bolsa média, tamanho ajustável para uso diário

tecido de fibra de banana

tecido de fibra de banana

 

 

Hip Pouch: bolsa pequena para guardar os itens essenciais, com opções de uso no quadril e ombro.

tecido de fibra de banana

tecido de fibra de banana

tecido de fibra de banana

 

A (R)Evolução Têxtil

Por trás do novo tecido há o desejo de causar impacto positivo no futuro do planeta. Por isso a marca suíça de bolsas QWSTION juntou-se com especialistas em fios taiwaneses e com a tecelagem parceira da marca no Taiwan para desenvolver um tecido mais sustentável possível como substituto do poliéster.

Com objetivo de diminuir o consumo de materiais a base de petróleo os responsáveis pelo Bananatex buscaram apoio para oferecer alternativas reais para a indústria têxtil. A ideia é oferecer um modo de consumo mais sustentável, mantendo o foco em processos, materiais, produtos inovadores e acessíveis a todos. Depois dos orgânicos acredita-se que o próximo passo são os tecidos que possam retornar de maneira saudável a natureza, os biodegradáveis.

Definitivamente o conceito de tecidos sustentáveis está gerando margem para tecidos inovadores com qualidade, naturais e eco amigáveis, com o intuito de compor até o design mais ousado.
 

Criação da marca QWSTION e parceiros.

 


 

Gosta de design sustentável? Conheça novas técnicas de tingimento, estamparia eco amigável e slow fashion na produção de acessórios, vestuário e artigos de decoração na Oficina de Estamparia Botânica com Eco Print para a criação de padrões em tecidos com corante natural derivados de plantas. Inscreva-se aqui. Você também pode conhecer nosso curso de Biofashion – Biodesign para Moda Sustentável aqui.
 
 
 

You may also like
RELÓGIOS FEITOS COM MADEIRA DE MÓVEIS DESCARTADOS
COMO NOVOS MATERIAIS SUSTENTÁVEIS ESTÃO SURGINDO NO MERCADO BRASILEIRO DE MODA
PELE DE PEIXE DA AMAZÔNIA É USADA COMO MATERIAL PARA A MODA SUSTENTÁVEL
ECO PRINT: ESTAMPARIA BOTÂNICA COM PLANTAS
NIKE UTILIZARÁ CORANTES A BASE DE PLANTAS EM NOVA COLEÇÃO
JÁ OUVIU FALAR DA CRAFT WEEK? A SEMANA QUE CELEBRA A CRIATIVIDADE ARTESANAL.

Leave a Reply