Home > Biodesign > DESIGNER CULTIVA MICRORGANISMOS VIVOS PARA CRIAR ESTAMPAS EM SEDA

DESIGNER CULTIVA MICRORGANISMOS VIVOS PARA CRIAR ESTAMPAS EM SEDA

Ao contrário do entendimento da maioria das pessoas sobre o papel nocivo das bactérias em nossas vidas, elas também são exploradas de maneira benéfica em vários setores industriais. Esses organismos microscópicos ainda tem muito a oferecer, e um exemplo disso é o setor têxtil agora estar tirando proveito disso.
 
 

 
 
A designer de materiais Natsai Audrey Chieza quebrou alguns mistérios ao introduzir bactérias na indústria do design têxtil em seu projeto chamado FABER Features. Ao manipular o meio de crescimento de colônias de bactérias, Chieza conseguiu produzir estampas vibrantes e padronizadas em lenços de seda. O biopigmento de laboratório para tecidos utilizado surgiu ao ser observado que a bactéria Streptomyces coelicolor produz um corante vermelho púrpura. Cada peça de seda é tingida por milhões de bactérias quando o tecido é colocado dentro de recipientes de laboratório que são utilizados para a cultura de microrganismos, e assim as bactérias vivas produzem pigmentos diretamente no têxtil. E não para por ai, Chieza também descobriu uma maneira de não só cultivar esses pigmentos mas co-cultivar as bactérias para criar novas colorações, direcionando os microrganismos para eles se unirem no tecido natural e então mudarem as cores que estavam sendo produzidas.
 
 

 
 
Segundo Chieza o futuro será construído com a biologia, criando coisas surpreendentes e reduzindo os impactos ambientais com soluções sustentáveis como os biomateriais, biofabricação, fabricação digital e artesanato tradicional.

 
 

 
 

Quer aprender sobre Biopigmentos, Biofabricação, Biodesign? Descobrir processos, e como isso pode ser trabalhado junto a moda? Inscreva-se para o Curso BIOFASHION- Moda e Biodesign, dia 26 de Maio em São Paulo.

 
 

CURSO BIO DESIGN: APRENDA A USAR MICROBIOLOGIA PARA MODA SUSTENTÁVEL #BIOFASHION

 
 

 

APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO NATURAL, ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB


 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 

You may also like
REEBOK FUTURE LANÇA SEU TÊNIS COM SOLA DE MILHO
CRIANDO NOVOS MATERIAIS AO RECICLAR ROUPAS
UM LIVRO PARA INSPIRAR OS APAIXONADOS POR MODA E DESIGN
MODA SUSTENTÁVEL: A MAGIA COLORIDA DAS ESTAMPAS FEITAS A MÃO COM TINTAS NATURAIS

Leave a Reply