| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Internet das Coisas > CONHEÇA A SMART TAG QUE PODE REVOLUCIONAR A MODA

CONHEÇA A SMART TAG QUE PODE REVOLUCIONAR A MODA

A era da interação total entre seres humanos e objetos já chegou. E claro, nessa interação já podemos incluir o vestuário. Pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram etiquetas metálicas imprimíveis que poderão transformar praticamente qualquer objeto, incluindo alguns itens de vestuário, em um dispositivo de internet das coisas. As Live Tags, como foram chamadas, são feitas de padrões de folhas de cobre impressas em substratos finos, flexíveis e semelhantes ao papel, projetadas para refletir apenas sinais específicos dentro de uma faixa de frequência WiFi. A partir de tinta condutiva está sendo explorada a impressão para o desenvolvimento da tag que pode atuar como uma tag RFID sem chip, sendo assim mais leve e adaptável. Além disso, as etiquetas também são sensíveis ao toque, o que permite imaginar diversos tipos de aplicações.
 


 

Um dos criadores da novidade é Xinyu Zhang, professor da Universidade da Califórnia em San Diego — “Estamos desenvolvendo sensores de baixo custo, sem bateria, imprimíveis, que podem incluir objetos do cotidiano como parte da rede IoT. Nossa visão é expandir a IoT para ir além de apenas conectar smartphones, smartwatches e outros dispositivos de última geração”. As Live Tags podem ser aplicadas em praticamente qualquer coisa, em objetos simples com os quais as pessoas estão em contato todos os dias, como garrafas de água, paredes, portas, objetos decorativos ou eletrodomésticos. Essa facilidade se estende ao vestuário, mais especificamente a bolsas e acessórios, com possibilidade de aplicação em diversos tipos de itens. Dessa forma, seria possível, por exemplo, rastrear facilmente todo histórico de uso de uma determinada peça. Ou ainda, usar uma peça do seu vestuário para controlar a temperatura do quarto. Com as Live Tags tudo pode se tornar um dispositivo inteligente e conectado, sinalizando um dispositivo WiFi sempre que um usuário interage com eles. Imagine, por exemplo, uma etiqueta por meio da qual é possível controlar um player de música. Foi isso que os desenvolvedores fizeram durante uma prova de conceito (imagem abaixo).
 

 

Veja aqui o paper completo dessa novidade. Via UCSD.

 


 


NFashionC é o curso que explora as diferentes tags NFC e suas 1001 possibilidades de aplicações high tech no design e negócios de moda. Para saber mais clique aqui.
 
 


Se você está em busca de referências inovadoras e quer contato com novos materiais promissores para o design de moda e de produto, não deixe de explorar o campo Fashion Tech (moda x tecnologia). A criação de produtos interativos estão alinhados ao futuro do mercado. Participe do Workshop de Tecnologia Vestível 2 em 1: Introdução aos Wearables/ Tecidos Eletrônicos + Conectividade IOT aplicada ao Design de Moda/Produto.
 

You may also like
GUCCI LEVA FESTIVAL DE INOVAÇÃO PARA A ITÁLIA
ataduras eletrônicas customizáveis para wearables
ATADURAS ELETRÔNICAS CUSTOMIZÁVEIS PARA WEARABLES
TÊNIS DE POLIÉSTER 100% RECICLADO DA CONVERSE
MULHERES NA ARTE: MONIKA NOWAK
APLICATIVOS DE MODA: GUCCI USA REALIDADE AUMENTADA
TÊNIS FEITOS DE RESTOS DE CAFÉ E PLÁSTICO RECICLADO
TÊNIS VEGANO E BIODEGRADÁVEL FEITO COM FIBRAS DE ABACAXI
APLICATIVO AJUDA A REGISTRAR OS CICLOS MENSTRUAIS DA MULHER

Leave a Reply

error: