| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Fashion Tech > LUVA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL IDENTIFICA OS OBJETOS PELO TOQUE

LUVA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL IDENTIFICA OS OBJETOS PELO TOQUE

Luva com inteligência artificial repleta de sensores é desenvolvida para aprender um dos cinco sentidos dos humanos: o tato. Assim o acessório é capaz de identificar objetos aos manipulá-los. A princípio o sistema inteligente integrado na peça cria conjuntos de dados táteis de alta resolução. Tais dados são muito úteis para a robótica e para o design de próteses, por exemplo.
 

luva com inteligência artificial

 

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY (MIT)

Os responsáveis por esse grande feito são pesquisadores do MIT, que projetaram um sistema de baixo custo com nada menos do que 550 sensores por toda a mão. Dessa forma cada sensor captura sinais de pressão enquanto a pessoa interage de diversas maneiras com os objetos.

A luva chamada STAG é composta por uma rede neural que processa os sinais para “aprender” um conjunto de dados padrões relacionados a objetos específicos. Logo depois os dados classificam os objetos. Isto é possível graças ao sistema de inteligência artificial que faz com que o reconhecimento se dê pelo toque.

 

TESTE DE IDENTIDADE

Entre os objetos comuns testados pela luva com inteligência artificial estão: tesoura, lata de refrigerante, bola de tênis, colher, caneta e caneca. Surpreendentemente com o conjunto de dados usados o sistema reconheceu a identidade desses objetos com 76% de precisão. Além de prever os pesos corretos da maioria deles.
 

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Para que os robôs tenham uma visão mais humana da interação com os objetos, o sistema sensível tátil pode ser combinado com visão computacional tradicional e conjunto de dados baseados em imagens. Segundo Subramanian Sundaram PhD18, ex-aluno de pós-graduação do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL), sempre que quisermos que os robôs façam o que os seres humanos são capazes, por exemplo lavar louça e até mesmo costurar, eles deverão ter a capacidade de manipular objetos muito bem. Porém os robôs não tem o rico feedback tátil que temos quando tocamos objetos, portante requer o aprendizado da máquina.
 

 

STAG

Incrivelmente a luva inteligente de baixo custo com dados de alta resolução é feita com materiais de fácil acesso como um polímero eletricamente condutor e fios condutivos, totalizando 10 dólares. Enquanto luvas semelhantes,com número significativamente menor de sensores custam milhares de dólares.

 

 

Para saber mais detalhes de todo processo de pesquisa e desenvolvimento da luva com inteligência artificial STAG acesse aqui.

 


 

Quer aprender sobre as novas tecnologias para moda? Conheça nossos cursos de inovação, tecnologia e criatividade para design e moda. Saiba mais.
 

You may also like
APLICATIVO AJUDA A REGISTRAR OS CICLOS MENSTRUAIS DA MULHER
REFERÊNCIA CRIATIVA: FOTOGRAFIA, DIREÇÃO DE ARTE E HAIRSTYLE
MODA COM MENSAGENS EM BRAILLE PARA CEGOS
CONHEÇA AS MEIAS CRIADAS PARA AJUDAR PESSOAS DIABÉTICAS
INSPIRE-SE COM ESSA SÉRIE DE IMAGENS CRIATIVAS
SEU SUTIÃ PODERÁ PREVINIR DOENÇAS CARDÍACAS

Leave a Reply