Ciência e experimentação dão origem a jaqueta de grafeno.

Desde que pesquisas e estudos revelaram que o Grafeno é o material mais leve, mais forte e mais fino que existe, a corrida em busca por novas descobertas e possibilidades de uso do grafeno na moda e vestuário não parou mais. O grafeno é derivado do grafite e possui a espessura de um átomo. Devido...

Desde que pesquisas e estudos revelaram que o Grafeno é o material mais leve, mais forte e mais fino que existe, a corrida em busca por novas descobertas e possibilidades de uso do grafeno na moda e vestuário não parou mais. O grafeno é derivado do grafite e possui a espessura de um átomo. Devido as suas propriedades extraordinárias e ao altíssimo potencial para inovação, cientistas e pesquisadores se dedicam cada vez mais a novas experiências em laboratório que buscam entender até onde a ciência e as experiências com o grafeno podem chegar. Afinal, trata-se de um material superlativo e extraordinário.

jaqueta de grafenoO grafeno na moda e vestuário

Nesse sentido as indústrias Têxtil e da Moda também estão atentas ao Grafeno. Porém as novidades ainda caminham em ritmo bastante lento. Isso se deve principalmente por causa do alto custo da produção em escala e pelo fato do material estar relativamente restrito aos laboratórios. De fato essa ainda é a regra geral, mas já existem exceções que servem como excelentes estudos de caso. Um exemplo é a marca Vollebak, que lançou protótipos experimentais de jaquetas revestidas com grafeno.
jaqueta de grafeno
A palavra de ordem é pesquisa

A Graphene Jacket é uma jaqueta com grafeno lançada em 2018, um híbrido de experimento científico e peça de vestuário. A estratégia traçada pela empresa determinou que os primeiros usuários fossem um grupo de teste. De acordo com o feedback dos usuários os avanços são feitos para as próximas edições da roupa. Pesquisa e experimentação são as palavras de ordem que tornam possível a aplicação do grafeno no mercado.

jaqueta de grafeno
A jaqueta de grafeno

A jaqueta de grafeno foi desenvolvida para ser reversível, isto é, um lado é revestido com o supermaterial e o outro é feito de nylon super resistente com elasticidade. O lado com Grafeno conduz eletricidade a nível baixíssimo e super seguro, além de gerar calor e aquecer o corpo. Entre as características há muitos benefícios: impermeabilidade e respirabilidade devido as ligações atômicas estreitas (sendo a prova d’água e capaz de evaporar o suor), impede a proliferação de bactérias e o cheiro de suor, é uma membrana hipoalergênica e antiestática (não tóxica) extremamente resistente a esfolamento e perfuração, entre outros. A jaqueta interage com o corpo e com o mundo ao seu redor de diferentes maneiras e de acordo com as variações do ambiente.
jaqueta de grafeno

jaqueta de grafeno

grafeno na moda e vestuário
Nanoplaquetas

Para criar a Graphene Jacket foi necessário transformar grafite bruto em nano plaquetas de grafeno. Em seguida essas nano partículas, que consistem em pequenas pilhas de grafeno, são misturadas com poliuretano para criar uma membrana incrivelmente fina. A ligação da membrana criada com o nylon dá origem a um novo material. Ao adicionar grafeno ao nylon as propriedades químicas e mecânicas do tecido mudam. Dessa forma o nylon passa a ser capaz de conduzir calor. Isso acontece sem adicionar 1g de peso ao tecido, pois o grafeno é o material mais fino que existe.
grafeno na moda e vestuário

grafeno na moda e vestuário

grafeno na moda e vestuário
A Vollebak foi fundada pelos irmãos e designers Nick e Steve Tidball com o propósito de inovar. A missão da dupla é usar experimentação, ciência e tecnologia para acelerar o futuro das roupas. A Vollebak frequentemente investe em novos conceitos utilizando novos métodos de produção e materiais inéditos. Por outro lado, cada peça leva de 1 a 5 anos para ser produzida. Construir o futuro é um projeto de médio e longo prazo e o grafeno está apenas no inicio da sua jornada.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *