Home > Arte > 6 ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS DA POP ART QUE VALE A PENA TER COMO REFERÊNCIA

6 ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS DA POP ART QUE VALE A PENA TER COMO REFERÊNCIA

A Pop Art é o movimento artístico que surgiu na década de 50, se popularizou na década de 60, e se difundiu na publicidade, no design, na moda e música. Essa foi a passagem da era moderna para a pós moderna. Procurava-se na Arte Pop encontrar a estética das massas, que definisse a cultura popular. Entre as características da estética desse movimento estão as cores intensas, o traço preto, esculturas em grandes escalas de objetos do cotidiano, instalações imersivas, o uso de materiais como o látex, gesso, tinta acrílica, muito brilho e fluorescentes. As fortes referências estéticas da Pop Art ainda são mantidas vivas por alguns artistas contemporâneos através de seus trabalhos diferenciados. Confira abaixo 6 grandes nomes para ter como referência artística (alguns deles já contribuíram com famosas marcas de moda):
 
 

Jeff Koons

Jeff Koons, artista e escultor, apareceu na década de 80 no movimento Neo-Pop que apelava para o gosto popular atrelado ao comercial. O artista cria esculturas geniais compostas de duas ou mais cores monocromáticas de figuras da cultura pop como Michael Jackson, Marilyn Moroe, animais de balões, bailarina, infláveis, sempre experimentando cores, materiais como o aço, porcelana, polietileno, em diferentes proporções. A originalidade de suas obras já rendeu uma parceria com a marca Louis Vuitton na coleção de bolsas MASTERS que carregam obras clássicas de arte.
 

Jeff Koons e Louis Vuitton

Jeff Koons e Louis Vuitton

 
 

Alex Katz

Pioneiro da Pop Art com pinturas a óleo em grande escala e cores ousadas. A obras de Katz podem chegar a 400 mil dólares, são esculturas, instalações e impressões icônicas com forte ligação a retratos. Ele não se inspira na Arte Pop ele faz parte dela. Considerado um dos artistas mais celebrados, Alex Katz colaborou com a marca H&M para levar seus retratos as peças de roupas e acessórios masculinos e femininos.
 

Alex Katz e H&M

Alex Katz e H&M

Alex Katz e H&M

 
 

Yayoi Kusama

Famosa por sua arte desde a década de 50, Yayoi Kusama vive a arte como terapia para a sua doença mental, que a faz uma das maiores e criativas artistas vivas do Japão. Cores e repetições é o que caracteriza a arte de Kusama, que é fissurada por bolinhas e cria ambientes imersivos e instalações interativas, além de pinturas padronizadas, desenhos texturizados e esculturas autônomas. As impressões de Kussama já foram inspiração para nomes do mundo da moda como Stella McCartney, Marc Jacobs e David Koma, além de parcerias em desenvolvimento de coleções de moda com a marca Louis Vuitton e X-Girl.
 

Yayoi Kusama e Louis Vuitton

Yayoi Kusama e Louis Vuitton

Yayoi Kusama e X-Girl

Yayoi Kusama e X-Girl

 
 

Yoshitomo Nara

Artista japonês da década de 90 que combina elementos culturais japoneses, como anime e mangá altamente ilustrativos, com elementos da cultura pop americana. Seu estilo é caracterizado pelo lápis de cor e acrílico, telas como papel de carta, envelopes e papel, as vezes acompanhados de citações como fazia Roy Lichtenstein, o mestre da arte pop. Os trabalhos de Nara podem ser vistos em seu livro “Yoshitomo Nara: Drawings: 1984-2013”, incluindo peças nunca visto antes.
 

 
 

Julian Opie

Influente na arte britânica dos anos 80 Julian Opie trabalha sua ideias em diferentes mídias como impressão, tela, metal, vinil, com esculturas minimalistas e pinturas gráficas que brincam com as formas e cores. Os traços preto de seus retratos fazem parte da estética da Arte Pop, feito com alterações digitais e auxilio do computador- a transição entre a arte contemporânea e a arte comercial, em antigas formas de arte. Essa leitura do trabalho de Opie já resultou na capa de um álbum para a banda pop Blur e uma projeção LED na turnê Vertigo da banda U2.
 

Julian Opie para a banda Blur

Painel de Led por Julian para U2

 
 

Takashi Murakami

Influenciado pelas tradições japonesas o artista multidisciplinar Takashi Murakami cria obras de arte em estilo cartoon seguindo uma linha psicodélica, com paleta de cores doces, figuras com referências em anime e as famosas flores multicoloridas. Um artista completo, dos mais influentes e inspiradores do nosso tempo, que se arrisca na pintura, escultura, design, animação e moda. Murakami já trabalhou com marcas de moda levando sua estética a produtos da Vans e Louis Vuitton.
 

Takashi Murakami e Louis Vuitton

Takashi Murakami e Louis Vuitton

Takashi Murakami e Vans

Takashi Murakami e Vans

 
 


 
 

APRENDA A USAR O BIODESIGN PARA PRÁTICAS E MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA MODA –>> DIA 26 DE MAIO CURSO DE BIOFASHION EM SÃO PAULO


 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 
 

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH


 
 

You may also like
ARTISTA TRANSFORMA CONCRETO EM BOLSAS GIGANTES DE GRIFE
CELIA GRACE E OS VESTIDOS DE CASAMENTO SUSTENTÁVEIS
BORDADO SOBRE FOTOGRAFIA DE MARÍA APARICIO PUENTES
A IDEIA QUE PODE ELIMINAR O PLÁSTICO BOLHA DO E-COMMERCE