Home > Design > CONHEÇA O PROJETO DE TÊXTIL ELETRÔNICO INSPIRADO NA FICÇÃO CIENTÍFICA

CONHEÇA O PROJETO DE TÊXTIL ELETRÔNICO INSPIRADO NA FICÇÃO CIENTÍFICA

The Culture Series não é um projeto novo, mas continua sendo muito inspirador! O trabalho é fruto de uma parceria entre a artista Afroditi Psarra e o arquiteto Dafni Papadopoulou. A dupla também contou com a ajuda da estilista Sara Saviano. O objetivo do projeto era combinar artesanato eletrônico com design paramétrico e fabricação digital em uma pesquisa sobre wearables.
 

Este projeto de têxtil eletrônico (e-textile) inovador foi inspirado nas obras espaciais de ficção científica do escritor britânico Iain M. Banks, e foi concebido como um organismo híbrido que responde às funções vitais do usuário e seus batimentos cardíacos. Essa resposta da roupa é percebida através de movimentos sutis nas mangas, projetadas inicialmente no computador e depois cortadas a laser em couro e montadas à mão, e que segundo a própria artista se comportam como uma pele que respira de dentro e para fora.
 


 

O cérebro deste wearable possui um microcontrolador ARDUINO embutido e atuadores leves criados usando fio muscular, filme de kapton, fita de cobre e tiras de pvc (a versão atualizada usa neoprene e tecido condutor de cobre como base do atuador incorporado no interior da estrutura de couro) – Afroditi Psarra
 




 

A qualidade de execução desta peça e sua extrema atenção aos mínimos detalhes é impressionante, fazendo toda diferença positiva no fantástico resultado final deste trabalho.
 


 
 


 
 

APRENDA A PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS: INSCREVA-SE AGORA NA OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE- #FASHIONTECH


 
 

Todas as imagens via Afroditi Psarra. Você pode encontrar toda documentação deste projeto no GitHub (aqui).

 
 

 
 
 

You may also like
BIODESIGN: TÊNIS VEGANO FEITO COM COURO DE FUNGO
COMO EXPLORAR A MODA COM HUSSEIN CHALAYAN
8 LINKS PARA SE INSPIRAR COM O BIODESIGN PARA MODA SUSTENTÁVEL
MAISON LEMARIÉ- AS FLORES E PLUMAS MAIS CONHECIDAS DA ALTA COSTURA