Home > Alta Costura > CRISTÓBAL BALENCIAGA UM DOS MAIS INFLUENTES E IMPORTANTES ESTILISTAS DO SÉCULO PASSADO

CRISTÓBAL BALENCIAGA UM DOS MAIS INFLUENTES E IMPORTANTES ESTILISTAS DO SÉCULO PASSADO

Mais de 100 peças do estilista espanhol Cristóbal Balenciaga e sua influência na moda.

Em 1919 foi fundada a casa de moda Balenciaga, que tornou o designer um dos mais relevantes do século passado. Foi a partir de 1950 que Balenciaga começou a romper a estética até então vista, e seguiu suas próprias formas arquitetônicas com peças modernas revolucionárias. Conhecido por ser rigoroso na construção complexa de vestuário, ele foi descrito por Coco Chanel como o único costureiro no verdadeiro sentido da palavra.
 
 


 

Algumas criações são citadas como importantes por terem marcado a evolução da marca aos comandos do atual diretor criativo Demna Gvasalia, e outras que carregam a estética típica e original da marca:
 
Vestido de organza de seda verde de 1961

Composto de 3 formas em balão, esta peça traduz pensamentos fragmentados de Balenciaga no fim de sua carreira.


 
Bolero Matador de 1947

Com referências de uma jaqueta de matador, a peça traz influência espanhola que é muito empregada ao longo de sua trajetória, sempre desenhando em cima de babados Flamenco e renda preta.


 
Vestido hem balão de 1954

Uma peça chave, completamente artesanal, com uma saia bufante, laços na bainha que fixam no joelho, criando assim um vestido Bustle do século 19 na parte traseira.


 
Vestido envelope de 1967

O vestido angular mostra quão revolucionário Balenciaga estava naquele momento. Apenas dois ou três foram feitos e pelo menos um foi devolvido porque o cliente não conseguiu descobrir como ir ao banheiro com ele.


 
Jaqueta Bomber de 2016

Demna Gvasalia entrou para a marca como diretor criativo em 2016, e suas primeiras coleções foram com referências sutis do fundador, Cristóbal Balenciaga. Com os ombros de fora a jaqueta parece que foi criada propositalmente assim, mas foi feita com o corte padrão. Esta é uma abordagem interessante para o corpo, muito “Balenciagasence”.


 

Todas essas peças, entre outras, estão expostas no museu V&A London, que abriu suas portas exibindo o trabalho de Balenciaga entre 1950 e 60, dividida em duas seções. A Balenciaga: Shaping Fashion expõe o passado de sua carreira e também mostra como isso influenciou designers contemporâneos. Em meio a tanta moda moderna e artesanato requintado há raios-X, criados por Nick Veasey, que mostra detalhes até então escondidos, da construção de determinadas peças.
 
 

 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES- OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE- #FASHIONTECH

 

APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB



 
 

Fonte: V&A

 
 


 

You may also like
REEBOK FUTURE LANÇA SEU TÊNIS COM SOLA DE MILHO
UM LIVRO PARA INSPIRAR OS APAIXONADOS POR MODA E DESIGN
MODA SUSTENTÁVEL: A MAGIA COLORIDA DAS ESTAMPAS FEITAS A MÃO COM TINTAS NATURAIS
TODA ARTE E CONSTRUÇÃO TÊXTIL POR TRÁS DAS COLEÇÕES CHANEL E DIOR