CONHEÇA O TECIDO DE LABORATÓRIO A BASE DE FUNGOS

Empresa holandesa traduz tecnologia e microbiologia em tecidos e utiliza o micélio, raiz de cogumelos, para criar tecidos compostos flexíveis. O método utilizado é capaz de reter a flexibilidade sem usar materiais têxteis tradicionais. O MycoTEX é um material de micélio puro e 100% biodegradável. Trata-se de um tecido sustentável cultivado em laboratório e com...

Empresa holandesa traduz tecnologia e microbiologia em tecidos e utiliza o micélio, raiz de cogumelos, para criar tecidos compostos flexíveis. O método utilizado é capaz de reter a flexibilidade sem usar materiais têxteis tradicionais. O MycoTEX é um material de micélio puro e 100% biodegradável. Trata-se de um tecido sustentável cultivado em laboratório e com inúmeros benefícios. Dispensa a necessidade de terras agrícolas, de produtos químicos ou pesticidas, além de utilizar uma quantidade imensamente menor de água.

 


 

A tecnologia e a técnica para criar esse tipo de tecido sustentável foi inspirada na forma como se desenvolvem os organismos das espécies com corpos flexíveis. A NEFFA, aos comandos da designer Aniela Hoitink, responsável pela criação do MycoTEX, explorou as propriedades do novo têxtil e criou o vestido de fungo. Um projeto totalmente adaptado a moda e inteiramente produzido com micélio. O protótipo funcional foi apresentado durante a semana de moda sustentável holandesa.

 

 
Segundo a própria empresa, a roupa é feita em moulage, o que permite a criação de padrões de micélio enquanto a peça é moldada, sendo possível ajustar o comprimento ou adicionar elementos na modelagem, como por exemplo as mangas. Assim é utilizada a quantidade exata de material necessário, eliminando todas as sobras e desperdícios no processo de fabricação.

 


 

Quando a roupa feita de Mycotex não for mais usada, facilmente ela pode ser descartada sem causar impactos ao meio ambiente, resignificando o futuro das peças de moda. É só enterrá-la e ela vai se decompor naturalmente, fertilizando o solo de maneira totalmente sustentável. O material inovador foi destaque no Global Change Award. O tecido biológico, além de todas as demais vantagens, tem o potencial de recursos extras como nutrir a pele e propriedades antimicrobianas naturais.
 


 

A equipe responsável pela primeira peça vestível a base de micélio é formada por pesquisadores líderes da Universidade de Utrecht, e da NEFFA, empresa especializada em inovação para a indústria da moda, cujo nome em holandês significa “querer fazer as coisas um pouco diferente”. E assim Aniela, que já trabalhou para grandes empresas de moda como a Tommy Hilfiger e Gaastral, segue mudando a forma de como usamos os tecidos, adicionando propriedades a eles e investigando como poderemos reverter os danos causados pelo aumento do consumo.
 


 

Todas as imagens NEFFA. Todos os direitos reservados.

 
[fblike]
 

Quer aprender mais sobre Biodesign? Descobrir os processos, e como isso pode ser aplicado a moda? Inscreva-se para o Conheça o curso de Biodesign para Moda Sustentável.
 


 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *