Home > Design > PADRÕES GERADOS POR ALGORITMO E VISUALIZAÇÃO DE DADOS EM TECIDOS

PADRÕES GERADOS POR ALGORITMO E VISUALIZAÇÃO DE DADOS EM TECIDOS

Oiko-nomic Threads foi o nome dado a instalação artística que consiste em uma máquina de tricotar controlada por algoritmo e dados. A máquina de tricotar “hackeada” é capaz de produzir padrões algorítmicos em tecidos, criando visualização de dados (data visualization) a partir da interpretação de um banco de dados aberto e do uso de padrões da arte folclórica grega.
 


 
Oiko-nomic Threads é um projeto coletivo de Marinos Koutsomichalis, Maria Varela e Afroditi Psarra (anteriormente aqui e aqui), com curadoria do Museu Nacional de Arte Contemporânea (EMST) e do Centro Nacional de Documentação (EKT) em Atenas.
 


 
A tecnologia utilizada no hacking da máquina de tricotar contou com a própria máquina, uma Brother KH-950i, além do microprocessador Arduino DUE, sensores de efeito Hall, placa PCB personalizada e um codificador rotativo. O software foi desenvolvido em Arduino, C++ e OpenCV. O código é aberto e você pode encontrar toda documentação detalhada de software e hardware no GitHub aqui.
 
 


 
 

Todas as imagens por Afroditi Psarra
 
 

 
 

 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 
 

You may also like
O TRABALHO MANUAL NA ARTE DO LABORATÓRIO CRIATIVO ISOÌ
MODA SUSTENTÁVEL: A MAGIA COLORIDA DAS ESTAMPAS FEITAS A MÃO COM TINTAS NATURAIS
OS INCRÍVEIS CRISTAIS CULTIVADOS EM TECIDOS ELETRÔNICOS
TRICÔ X CIÊNCIAS- UMA VERDADEIRA ARTE ESCULTURAL