Home > Arte > MÚSICAS SÃO TRADUZIDAS EM PADRÕES TÊXTEIS POR EMPRESA INOVADORA

MÚSICAS SÃO TRADUZIDAS EM PADRÕES TÊXTEIS POR EMPRESA INOVADORA

Aos que sempre acharam que música é para ouvir saibam que é possível tecer uma música, uma melodia de piano e até mesmo uma batida eletrônica. Nadia-Anne Ricketts , apaixonada por música e tecelã formada em Design Têxtil pela Central Saint Martins College of Art & Design de Londres, usa a tecnologia de codificação de áudio na fusão dos seus grandes amores: Música e Tecido. Através de um software projetado por Nadia é possível traduzir padrões universais, até então invisíveis, das batidas, sons e melodias das músicas em perfeitos padrões têxteis prontos para serem tecidos.

 
 

beat 19

beat 17

 
 

O processo de tecer as composições musicais em padrões têxteis aparentemente é tão tecnológico quanto artístico:

 

 
 

BeatWoven é a empresa têxtil da tecelã que inovou ao criar um novo conceito tecendo batidas musicais. O nome da marca é inspirado no compositor clássico Beethoven, e adaptado para Beat (batida) e Woven (tecida). Imagine vestir uma música dos Beatles. “Lucy is in the sky with diamonds” rendeu um tecido maravilhoso, e é o best seller da BeatWoven. Apesar de não tecer sempre o mesmo gênero musical, Nadia diz que o Jazz não tem erro, sempre resulta em belos tecidos. A ideia é experimentar diferentes padrões de todos os gêneros.

 
 

beat 16

beat 14

beat 18

Big League Tour

beat 15

 
 

A aplicação dos padrões geométricos da música nos tecidos é feita de forma literal e abstrata, as vezes a composição repete quando parece resultar em uma boa estampa, tudo depende do que Nadia quer alcançar com os tecidos.

 
 
beat 13

beat 6

beat 3

beat 1

beat 8

beat 21

 
 

“Qual é música maestro?”

 
 

Fonte: Ulster University

 
 

 
 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 

APRENDA A TÉCNICA DE TINGIMENTO TÊXTIL ARTESANAL E MILENAR JAPONESA- OFICINA PRÁTICA DE SHIBORI ECO FRIENDLY #ECOLAB


 

You may also like
ESSE SUÉTER AVISA QUANDO O AR ESTÁ POLUÍDO
A FORÇA DO DESIGN EXPERIMENTAL E CRIATIVO DE DION LEE NA MODA
A NOVA ERA DOS TECIDOS DE FIBRAS DE FRUTAS (PARTE 1)
UPCYCLING: LIXO ELETRÔNICO PARA CRIAÇÃO DE ACESSÓRIOS