| envie seu trabalho |seja colaboradorx |
Home > Inovação > 8 SOLUÇÕES INOVADORAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA MODA

8 SOLUÇÕES INOVADORAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA MODA

Inteligência artificial, aprendizado de máquina, Watson. É melhor ir se acostumando a essas e outras palavrinhas do universo da inteligência artificial. A tecnologia que se torna cada vez mais presente em nossa rotina tem tudo para trazer soluções inovadoras também para o segmento da moda. Os de cabeça mais fechada estão assustados, mas o fato mais empolgante é que estamos falando de um mercado relativamente recente, com um gigantesco espaço aberto para novas ideias e disrupção. A lista abaixo traz alguns exemplos de como a inteligência artificial está sendo aplicada em projetos na indústria da moda.
 

1/ UNIQLO IQ

Assistente virtual, lançado em 2018 após muitos testes, que oferece recomendações personalizadas aos clientes da fast fashion Uniqlo para melhorar a experiência de usuário e torná-la mais pessoal. A tecnologia base é do Google junto com a Inamoto & Co, e utiliza reconhecimento de voz e IA. Com o assistente é possível encontrar roupas, classificação de produtos customizadas por hora, por tipo de ocasião ou evento, entre muitas outras possibilidades – até mais lúdicas, como a sugestão de roupas que considera a cor da sorte do dia utilizando dados do seu horóscopo diário.
 
inteligência artificial na moda
 

2/ HEURITECH

Sistema avançado de reconhecimento de imagens capaz de identificar peças de vestuário, como por exemplo uma bolsa e um look completo, na imensidão de imagens das redes sociais. A tecnologia foi desenvolvida especificamente para o reconhecimento de produtos de marcas de luxo. Saiba mais aqui.
 

3/ VUE.AI

Entre diversas funcionalidades, o principal diferencial do sistema da startup indiana é permitir que o consumidor visualize como uma roupa vai ficar em seu próprio corpo. Por meio de uma ferramenta de criação de avatar virtual, com as suas próprias características (peso, altura, forma corporal) é possível visualizar o caimento exato das roupas, diretamente em seu corpo, durante as compras online.Basta criar um modelo virtual com suas próprias características e todos as peças de uma determinada coleção e/ou site podem ser vistas diretamente no seu próprio modelo virtual. Além do provador virtual, o sistema de inteligência artificial também é capaz de montar e sugerir looks de acordo com os interesses do usuário, incluindo personalização Omnichannel, tagging automatizado de produtos. O sistema utiliza a GAN (do inglês generative adversarial network) um tipo de inteligência artificial especializado em criar imagens tridimensionais realistas. Grandes players do mercado já utilizam o sistema, entre eles Levi’s e Diesel. Conheça mais aqui.
 
inteligência artificial na moda
inteligência artificial na moda
 

4/ SCREENSHOP

O trocadilho com screenshot não é à toa. Descrevendo em poucas palavras esse aplicativo permite que você compre o look da foto, ou melhor, da tela, com base em um sistema de sugestões por semelhança. A ferramenta também sugere os itens com melhor preço. Funciona integrado com Facebook, Instagram, etc. Apesar do conceito excelente, o funcionamento na prática deixa um pouco a desejar. Mais aqui.
 

 

5/ ALIBABA FASHION AI CONSULTANT

O sistema de inteligência artificial da gigante chinesa foi responsável por um aumento significativo nas vendas e tem a pretensão de revolucionar o varejo. O sistema integra os mundos real e virtual e também funciona nas lojas físicas Alibaba, onde acontece a interação “cara a cara” com os seres humanos. Ao entrar no provador com qualquer peça, a consumidora vai encontrar uma tela grande que reconhece um minúsculo sensor na roupa escolhida, e imediatamente é capaz de sugerir e mostrar dezenas de combinações com outros itens da loja, utilizando de forma inteligente o estoque de cada loja. Simultaneamente, a máquina está aprendendo com o gosto de milhões de pessoas que acessam os sites da empresa todos os dias. O Fashion AI utiliza deep learning, um sistema de aprendizado de máquina mais poderoso.

inteligência artificial na moda
 

6/ AMAZON AI FASHION DESIGNER

Se o nome Amazon está envolvido certamente podemos você pode esperar por algo muito grande, big and bold. A ideia digna de black mirror tem a ambição, segundo o MIT Technology Review, de “substituir” designers por um algoritmo avançado capaz de detectar os possíveis movimentos de mercado e antecipar tendências da moda.
 
inteligência artificial na moda
 

7/ SAVE YOUR WARDROBE FASHION APP (SYW)

Construção de um guarda-roupa virtual para reeducar o consumo de moda. Categorizar e classificar as roupas, oferecer recomendações de inteligência artificial de acordo com o comportamento do usuário, tendências, estilo e clima. Datas especiais e viagens devem ser adicionadas no calendário do app para os recursos listarem sugestões de roupas a serem levadas e usadas. Esses serviços são alimentados por estilistas humanos e AI. Para auxiliar em compras conscientes e não impulsivas, o app cria um carrinho de compras personalizado que indica produtos que preenchem lacunas do seu guarda-roupa e o que será uma compra inteligente e com mais usabilidade. Saiba mais aqui.
 

inteligência artificial na moda
 

8/ THOMMY HILFIGER, IBM e FIT

Projeto que explora como a inteligência artificial pode identificar rapidamente as tendências dentro da indústria da moda para otimizar e melhorar o processo de design. Usando uma ferramenta de AI de pesquisa da IBM e uma extensa biblioteca de produtos e imagens dos desfiles da Thommy, foi possível criar projetos voltados para o futuro de acordo com a estética da marca, com padrões, cores, silhuetas e estilos gerados por AI.
 

 

Aguarde a próxima pílula de IA na indústria da moda mostrando mais sobre as tecnologias da IBM. Quer começar a aprender sobre inteligência artificial e suas aplicações no segmento de moda? Faça sua pré-reserva para o nosso novo curso que estreia em 2019 aqui.

 


 

You may also like
GUCCI LEVA FESTIVAL DE INOVAÇÃO PARA A ITÁLIA
ataduras eletrônicas customizáveis para wearables
ATADURAS ELETRÔNICAS CUSTOMIZÁVEIS PARA WEARABLES
TÊNIS DE POLIÉSTER 100% RECICLADO DA CONVERSE
MULHERES NA ARTE: MONIKA NOWAK
APLICATIVOS DE MODA: GUCCI USA REALIDADE AUMENTADA
TÊNIS FEITOS DE RESTOS DE CAFÉ E PLÁSTICO RECICLADO
TÊNIS VEGANO E BIODEGRADÁVEL FEITO COM FIBRAS DE ABACAXI
APLICATIVO AJUDA A REGISTRAR OS CICLOS MENSTRUAIS DA MULHER

Leave a Reply

error: