Home > Artesanato > TÉCNICA INDONÉSIA ANTIGA UTILIZA CERA PARA CRIAR ESTAMPAS

TÉCNICA INDONÉSIA ANTIGA UTILIZA CERA PARA CRIAR ESTAMPAS


 

Técnicas tradicionais e artesanais são resgatas e combinadas com o design contemporâneo para a produção de produtos únicos em pequena escala. Batik é uma dessas técnicas antigas usada por tintureiros na impressão de estampas em tecidos com o auxílio de cera. Tradicionalmente os desenhos são criados em esboços e depois feitos a mão diretamente no tecido de algodão, seda ou linho, com cera quente composta de cera de abelhas, resina de pinheiro e parafina, aplicada com uma espécie de caneta chamada tjanting. Esse processo de aplicação de cera também pode ser feito com carimbo ou silk screen. O uso da cera é para o corante não penetrar no tecido e então criar as estampas. O próximo passo é mergulhar a peça várias vezes no vat ecológico de índigo natural para alcançar desde tons sutis até o azul mais profundo. Por fim é só remover a cera fervendo o tecido em água quente e a arte aparecerá no têxtil.
 
 


 


 

 
 
O Batik é uma arte que carrega influência das culturas chinesa, japonesa, indiana e européia, porém foi na Indonésia que ela ganhou força, e em 2009 foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Apesar das tradições antigas os artesãos de Batik na Indonésia estão sempre em busca de novas formas para sustentar essa arte na era moderna. Como em todo processo artesanal e criativo é essencial trabalhar com extrema delicadeza e paciência no desenvolvimento da arte e tingimento nos têxteis. As habilidades ilustrativas do artista torna cada peça uma obra de arte única com padrões geométricos e naturais.
 
 

Hmong Indigo Batik Fabric Shower Curtain Natural Plant Dye in sizing 1200 X 800 – Shower Curtain Ideas


 
 
Para iniciar a busca por referências artesanais têxteis e agregar valor ao produto, indicamos adquirir o conhecimento das técnicas tradicionais japonesas do Shibori. Essa é uma perfeita introdução ao tingimento têxtil natural com corante orgânico Índigo, para a criação de estampas sustentáveis, com materiais simples e de fácil acesso. Dia 7 de Abril acontecerá em São Paulo a Oficina de Tingimento Artesanal e Natural- Shibori com Índigo, para se inscrever acesse AQUI.
 

 
 

 

APRENDA A CRIAR E PROGRAMAR TECIDOS ELETRÔNICOS E WEARABLES – OFICINA DE TECNOLOGIA VESTÍVEL PARA CRIAÇÃO DE VESTUÁRIO INTELIGENTE #FASHIONTECH


 

TECNOLOGIA VESTÍVEL: CURSO DE ACESSÓRIOS 3DPRINT INTELIGENTES #FASHIONTECH

 

You may also like
BIODESIGN E BIOMIMÉTICA: A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO NA MODA
DESIGNER USA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA CRIAR MODA PERSONALIZADA
DESIGNER CULTIVA MICRORGANISMOS VIVOS PARA CRIAR ESTAMPAS EM SEDA
7 NOMES PARA SE INSPIRAR COM A MODA VEGANA